Grupo colaborativo em que o Correio e mais 42 veículos de imprensa fazem parte, o Projeto Comprova lançou, nesta quarta-feira (24/8), um aplicativo para fomentar a educação midiática e combater a desinformação nas redes sociais. Com desenvolvimento do Google, o aplicativo facilitará o acesso dos cidadãos às matérias de verificações feitas pelo projeto, além de proporcionar que os usuários saibam como checar a veracidade de conteúdos em imagens.
A primeira versão do aplicativo já está disponível nos smartphones Android e Apple. Com o programa, o uso da educação midiática para combater a desinformação vai andar de mãos dadas. Isso porque, no app, será possível enviar sugestões de conteúdos suspeitos para verificação e conhecer técnicas para identificação de conteúdos enganosos ou falsos disseminados pelas redes sociais.
Segunda versão
Em até duas semanas, o Comprova lançará a segunda versão do aplicativo. A novidade ficará por conta da ampliação das investigações e do caráter pedagógico do app.
Na nova versão, os usuários poderão fazer algumas investigações de imagens com um recurso de busca oferecido pelo programa. A ideia, com isso, é que professores também possam usar essa funcionalidade para orientar exercícios de checagem com turmas de educação midiática.
Abrangência
Segundo a presidente da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), Katia Brembatti, a criação do aplicativo é mais uma iniciativa que mostra o compromisso do Comprova de ampliar a abrangência do combate à desinformação. "O aplicativo é uma forma de estar presente nos celulares", comentou.
Segundo Marco Túlio Pires, um dos coordenadores do Google News Initiative no Brasil, o lançamento do aplicativo facilitará o acesso a conteúdos verificados. "Por meio dele, agora o brasileiro vai poder acessar conteúdo checado sobre as eleições diretamente na tela do seu celular."
Projeto Comprova
O Projeto Comprova é uma coalizão de veículos de comunicação formada em 2018 para investigar a veracidade de conteúdos suspeitos sobre as eleições presidenciais disseminados em redes sociais, aplicativos de mensagens e sites hiperpartidários.
Desde então, o Comprova já publicou mais de 800 reportagens investigativas e seus profissionais treinaram mais de 5 mil jornalistas e estudantes de jornalismo. Em 2022, participam do projeto 43 organizações de mídia de todas as regiões do Brasil.
São sites de notícias, rádios, TVs e jornais que trabalham colaborativamente para minimizar os efeitos da desinformação sobre a pandemia e as eleições presidenciais.
A educação midiática é um dos compromissos do Comprova e o projeto se une a diversas iniciativas brasileiras que trabalham para levar conhecimento aos cidadãos brasileiros para que possam analisar criticamente a mídia e seus produtos e saibam lidar com a desinformação.
Um dos objetivos do aplicativo é servir de apoio didático a professores que desenvolvam projetos de educação midiática nas escolas.
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