Eleições 2022

Correio participa de projeto para verificar desinformação nas eleições

A equipe do Correio Braziliense irá contribuir com a verificação de conteúdos enganosos relacionados às eleições no DF. Encontrou algum conteúdo suspeito? Envie para o WhatsApp (61) 9256-3846

Francisco Artur- Especial para o Correio
postado em 16/08/2022 11:11 / atualizado em 16/08/2022 14:26
 (crédito: Caio Gomez)
(crédito: Caio Gomez)

A Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) vai incentivar a criação de grupos de trabalho em 31 veículos de imprensa do país para verificar conteúdos enganosos relacionados às eleições estaduais deste ano. Com o apoio do Google, por meio da Google News Initiative, a criação de equipes para apurar possíveis desinformações fará parte do Programa de Núcleos de Checagem Eleitoral.

Participante do Programa, o Correio Braziliense fará, a partir de hoje (16/8), verificações de possíveis conteúdos enganosos relacionados às eleições no Distrito Federal. Dessa forma, além de discursos de candidatos a governador, deputado federal e distrital e senador, o Núcleo de Checagem Eleitoral do Correio irá verificar variadas formas de desinformação, como textos, correntes de aplicativos de mensagens, vídeos, imagens e memes.

Para garimpar conteúdos enganosos, o núcleo de checagem do Correio usará as redes sociais e os mecanismos de busca na rede. Além disso, a equipe disponibilizou um contato no WhatsApp para receber possíveis conteúdos enganosos. Encontrou algo suspeito? Envie para o WhatsApp (61) 9256-3846. 

Formação dos Núcleos de Checagem

Até hoje - data de início dos trabalhos de verificação de desinformação - , os Núcleos de Checagem passaram por qualificações. A primeira fase da capacitação foi ministrada entre julho e agosto por profissionais da Abraji. A ação incluiu 40 horas de treinamento e 72 horas de mentoria, além de bolsas aos jornalistas participantes durante todo o programa. Ao todo, serão mais de 60 profissionais de imprensa focados nesta cobertura.

Durante a capacitação dos núcleos, foram abordados temas como metodologia de verificação e checagem, monitoramento de redes sociais, técnicas e ferramentas de verificação e checagem, análise de casos verificados pelo Comprova, uso de Claim Review, produção de conteúdos em plataformas sociais, além de um workshop sobre Web Stories, que permite criar notícias de forma visual e atraente. Além disso, os participantes contarão com suporte continuado.

Até o fim das eleições, os núcleos terão mentoria de profissionais do Projeto Comprova – coalizão de veículos liderada pela Abraji que atua na identificação e checagem de informações suspeitas sobre as eleições presidenciais.

A meta é que os núcleos produzam cerca de 900 checagens – de responsabilidade dos veículos jornalísticos autores do conteúdo – sobre as eleições durante o período eleitoral. Artigos marcados por meio do Claim Review permitem que verificações e fatos checados sejam identificados por buscadores, aplicativos e agregadores. É o caso do Google Notícias (acessível pelo navegador e aplicativo), que conta com uma seção dedicada especialmente a “Checagem de fatos”.

O programa será encerrado no dia 31 de outubro, após o segundo turno das eleições brasileiras. Até então, as empresas se comprometem a manter seus núcleos atuantes. Após o período, elas podem decidir se preferem mantê-los ou não.

“Com a capacitação e a experiência da Abraji, conseguiremos garantir uma cobertura das eleições com verificação e checagem de fatos sendo feita por profissionais do jornalismo em todos os estados brasileiros, nesse momento tão importante para a democracia”, comentou Marco Túlio Pires, um dos coordenadores da Google News Initiative no Brasil.

"O trabalho colaborativo de checagem que vem sendo feito no Brasil é referência para o mundo. A Abraji incentiva todo tipo de treinamento que leve ao aperfeiçoamento do trabalho jornalístico", disse Katia Brembatti, presidente da Abraji.

Além do Correio, a formação de grupos de checagem eleitoral abrangerá redações de diferentes estados brasileiros. São elas:

A Gazeta (ES), Band (SP), Band TV (SP), CBN Cuiabá (MT), Correio de Carajás (PA e TO), Correio do Estado (MS), Estadão Verifica (AP, SE e SP), Estado de Minas (MG), Folha de S.Paulo (SP), Grupo Sinos (RS), GZH (RS), Imirante (MA), Jornal Plural Ltda (PR), Metrópoles (DF), Nexo Jornal (BR), NSC Comunicação (SC), O DIA (RJ), O Popular (GO), O Povo (CE), Portal Cidade Verde (PI), Portal Norte de Notícias (AC, AM e RR), Rádio Bandeirantes (SP), SBT (DF, PA, RJ, RS, SP), SBT Mato Grosso (MT), Sistema Jornal do Commercio de Comunicação (PE), Tribuna do Norte (RN), TV Allamanda (RO), TV Aratu (BA), TV Ponta Verde (AL), TV Tambaú (PB), UOL (SP).

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