A informação de que o presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), e o filho e vereador Carlos Bolsonaro (Republicanos-RJ) estavam filiados ao Partido dos Trabalhadores (PT) começou a circular nas redes sociais desde o início da manhã desta terça-feira (2/6). Veja:
O Holofote apurou a informação e checou que a notícia é verdadeira. De acordo com o partido, os pedidos de filiação chegaram durante a madrugada e foram indeferidos em poucas horas. O que teria ocorrido é que internautas, na posse dos dados vazados pelo grupo de hackers identificado como Anonymous, encaminharam o pedido ao partido em uma plataforma pública de filiação do PT.
Segundo o deputado distrital Chico Vigilante (PT/DF), qualquer pessoa pode se filiar pelo site, desde que munido de documentos pessoais. "O tempo de conferência da equipe que olha essas novas filiações, às vezes, leva até uma semana para ficar pronto. Nesse caso, na madrugada mesmo, eles viram que tinha algo errado e impugnaram a ação", esclareceu.
No Twitter, o PT informou que o cadastro foi "indeferido".