A primeira temporada do podcast Memória CB que revisita crimes emblemáticos que assolaram o Distrito Federal lançou, neste sábado (27/1), o segundo episódio da temporada. Nele, as apresentadoras e roteiristas Lorena Pacheco e Talita de Souza revisitam o massacre da construtora Pacheco Fernandes Dantas.
O episódio ocorreu em 1959, antes mesmo da inauguração da capital federal, e se tornou um dos casos mais nebulosos da história do DF. Isso porque nem o Correio nem qualquer outro jornal existia à época, o que facilitou o abafamento dos fatos.
A história é uma disputa de narrativas, mas o que é certo é de que houve um massacre entre candangos que mal tinham como se defender e policiais armados da antiga GEB, a Guarda Especial de Brasília.
Mais de 65 anos depois, o Correio conseguiu falar com uma pessoa que trabalhava no local à época. Trata-se de José Paulo da Silva, de 92 anos, que chegou à construtora um dia depois do massacre, em 7 de fevereiro de 1959. Ele contou com exclusividade o que viu naquele momento.
Ouça abaixo o podcast:
Saiba Mais
-
História de Brasília Os Natais de Brasília: Correio relembra festas e histórias que marcaram o DF
-
História de Brasília Memória CB: mande sua sugestão para contar a história de Brasília
-
História de Brasília Senador e pai de Collor, Arnon de Mello matou colega dentro do Congresso; relembre
-
História de Brasília Relembre a primeira entrevista de Renato Russo ao Correio, em 1983
-
História de Brasília Caso Galdino: o líder indígena queimado vivo enquanto dormia
-
História de Brasília Lago Paranoá: da cidade submersa à preocupação ambiental