MEMÓRIA CB

Massacre da construtora Pacheco Fernandes é relembrado em podcast do CB

A temporada Crimes de Brasília, do podcast Memória CB, revisita um dos casos mais emblemáticos da capital

Foto de perfil do autor(a) Talita de Souza
Talita de Souza
Foto de perfil do autor(a) Lorena Pacheco
Lorena Pacheco
27/01/2024 10:32
2min de leitura

A primeira temporada do podcast Memória CB que revisita crimes emblemáticos que assolaram o Distrito Federal lançou, neste sábado (27/1), o segundo episódio da temporada. Nele, as apresentadoras e roteiristas Lorena Pacheco e Talita de Souza revisitam o massacre da construtora Pacheco Fernandes Dantas.

O episódio ocorreu em 1959, antes mesmo da inauguração da capital federal, e se tornou um dos casos mais nebulosos da história do DF. Isso porque nem o Correio nem qualquer outro jornal existia à época, o que facilitou o abafamento dos fatos.

A história é uma disputa de narrativas, mas o que é certo é de que houve um massacre entre candangos que mal tinham como se defender e policiais armados da antiga GEB, a Guarda Especial de Brasília.

Mais de 65 anos depois, o Correio conseguiu falar com uma pessoa que trabalhava no local à época. Trata-se de José Paulo da Silva, de 92 anos, que chegou à construtora um dia depois do massacre, em 7 de fevereiro de 1959. Ele contou com exclusividade o que viu naquele momento.

Ouça abaixo o podcast:

Expediente

Presidente

Guilherme Augusto Machado

Vice-presidente executivo

Leonardo Guilherme Lourenço Moisés

Diretora de Redação

Ana Dubeux

Projeto e produção

Edição: Mariana Niederauer, Roberto Fonseca, Lorena Pacheco, Pedro Grigori Ronayre Nunes, Samuel Calado, Talita de Souza e Thays Martins | Pesquisa: Francisco Lima Filho e Mauro Ribeiro | Mentoria: Julio Gomes Filho | Tecnologia: Guilherme Dantas, Patrick Lima e Vinícius Paixão


© 2023 Diários Associados. Todos os direitos reservados. Política de privacidade | Termos de uso