MEMÓRIA

Quem foi Rogério Pithon Farias, primeiro nome do Parque da Cidade

Em 1997, o governador Cristovam Buarque sancionou uma lei que alterou o nome para Parque da Cidade Dona Sarah Kubitschek

Foto de perfil do autor(a) Correio Braziliense
Correio Braziliense
16/11/2023 16:34 - Atualizado em 17/11/2023 20:29
2min de leitura

Com 420 hectares de área, o Parque da Cidade Dona Sarah Kubitschek, ou simplesmente Parque da Cidade, é o maior parque urbano do Brasil. Mas antes de ficar conhecido por esse nome, o cartão postal brasiliense, inaugurado em 11 de outubro de 1978, levava o nome de Rogério Pithon Farias — em homenagem ao filho do então governador Elmo Farias. O jovem havia morrido em um acidente de carro naquela época. 

Entretanto, em 1997, o governador Cristovam Buarque sancionou uma lei que alterou o nome do local para Parque da Cidade Dona Sarah Kubitschek, em homenagem à esposa do presidente Juscelino Kubitschek e primeira-dama do Brasil. Sarah, figura conhecida dos brasilienses, havia morrido um ano antes, em 4 de fevereiro de 1996, devido a uma parada cardíaca.

A inauguração

A inauguração do parque contou com a presença do governador Elmo Serejo e do então do presidente da República Ernesto Geisel. Em breve pronunciamento, o chefe do Executivo nacional ressaltou a necessidade dos moradores se empenharem em usufruir e preservar o espaço. "E hoje, entregamos a esse povo um parque de diversões, de lazer, que é do povo, foi feito com o dinheiro do povo, e para que o povo o usufrua", disse.

O Parque da Cidade foi inaugurado em 11 de outubro de 1978 e levava o nome de Rogério Pithon Farias
O Parque da Cidade foi inaugurado em 11 de outubro de 1978 e levava o nome de Rogério Pithon Farias (foto: Arquivo/Correio Braziliense)

"Que ele sirva à sua finalidade! E que todos que se empenham a utilizá-lo também se empenhem em preservá-lo; em conservá-lo. Em fazer com que suas árvores cresçam, as suas instalações permaneçam limpas, intactas, para o benefício de todos. Que ele seja útil, e que corresponda realmente às necessidades do que aqui vivem. Que sirva para que Brasília seja cada vez uma cidade mais humana", acrescentou Geisel.

O governador Elmo Serejo também discursou na solenidade. Ele e o presidente Geisel desceram de um helicóptero da Força Aérea Brasileira (FAB), que os conduziu até a Praça das Fontes, local da inauguração. "Esta área de quatro milhões de metros quadrados está preservada numa ação objetiva que o nosso governo lega às gerações futuras, na defesa do meio ambiente, tão em moda a sua aplicação, mas com tão poucos dedicando-se a ela", afirmou.

Sobre o parque

Passados 45 anos da inauguração, o Parque da Cidade recebe, em média, 14 mil pessoas, de segunda a sexta-feira, e 37 mil aos fins de semana. O cartão-postal de Brasília foi construído com projeto de Oscar Niemeyer, obra paisagística de Burle Marx e área urbanística desenvolvida por Lucio Costa. O local ainda coleciona azulejos de Athos Bulcão.

Expediente

Presidente

Guilherme Augusto Machado

Vice-presidente executivo

Leonardo Guilherme Lourenço Moisés

Diretora de Redação

Ana Dubeux

Projeto e produção

Edição: Mariana Niederauer, Roberto Fonseca, Lorena Pacheco, Pedro Grigori Ronayre Nunes, Samuel Calado, Talita de Souza e Thays Martins | Pesquisa: Francisco Lima Filho e Mauro Ribeiro | Mentoria: Julio Gomes Filho | Tecnologia: Guilherme Dantas, Patrick Lima e Vinícius Paixão


© 2023 Diários Associados. Todos os direitos reservados. Política de privacidade | Termos de uso