Os novos editais do Programa de Avaliação Seriada (PAS) para os subprogramas 2024-2026 (PAS 1), 2023-2025 (PAS 2) e 2022-2024 (PAS 3) foram divulgados nesta terça-feira (13/8). As inscrições podem ser feitas entre os dias 23 de agosto e 16 de setembro para todos os subprogramas, com taxas de inscrição entre R$ 125 e R$ 137, pelo site do Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe).
O programa é um processo seletivo para ingresso na Universidade de Brasília (UnB), realizado ao longo de três anos consecutivos, que permite o ingresso do candidato ainda no primeiro ano do ensino médio. Em cada etapa, é aplicada uma prova de conhecimentos e uma prova de redação em língua portuguesa, de caráter classificatório e eliminatório.
Segundo o edital, na terceira etapa do processo seletivo, o candidato fará a escolha do campus/curso/turno de sua preferência e optará por ser classificado em um dos três sistemas de concorrência: Sistema Universal, Sistema de Cotas para Escolas Públicas e Sistema de Cotas para Negros.
Desde 2022, não é mais necessário que o candidato comprove que está inscrito na série correspondente à etapa para a qual se inscreveu. Ou seja, não é mais obrigatório estar matriculado no ensino médio para participar do programa. Além disso, também é possível que os estudantes se inscrevam em mais de um subprograma, desde que não haja coincidência de datas e horários das avaliações.
As provas de conhecimento e redação serão aplicadas nos dias 1º, 8 e 15 de dezembro. O resultado do PAS 3, última etapa do subprograma, e a convocação em primeira chamada serão divulgados em 7 de fevereiro.
Participação
Aurora Raquel Guillardi, 15 anos, vai fazer a primeira etapa do PAS e conta que está fazendo um curso preparatório na escola e realizando provas antigas para se acostumar ao estilo da UnB. Ela diz que ainda não sabe o curso que deseja seguir, mas está estudando "como se quisesse medicina", curso mais concorrido. A estudante quer garantir boas notas nas provas para, na hora da escolha, não se preocupar se vai conseguir alcançar a nota de corte. Suas expectativas em relação à primeira etapa são boas: "O resultado vai ser fruto do meu esforço ao longo de todo este ano".
Henrique Tavares, 17 anos, vai fazer o PAS 2 e também está se preparando por meio de um cursinho e de questões antigas, tanto do PAS quanto de outras provas de vestibular. Seu desejo é cursar ciência da computação, vendo com otimismo a futura formação: "Espero estar me preparando da melhor forma para o PAS 2 e fazer uma boa prova, para seguir carreira na área que gosto".
*Estagiárias sob supervisão de Marina Rodrigues
Saiba Mais
- Cidades DF Megaoperação desarticula organização criminosa e apreende armas no DF
- Política Rival de Milei quer boa relação com Lula: "Tolice achar que há outro caminho"
- Economia 5 profissões para quem se interessa por política e sociedade
- Esportes Goiás x Palmeiras pelo Brasileirão Sub-20: onde assistir, escalações e arbitragem
- Brasil Funcionários de hospital no RJ são afastados após denúncia de agressão