A segunda etapa do Programa de Avaliação Seriada da Universidade de Brasília (PAS/UnB) será realizada neste domingo (10/12). Neste ano, são 18.332 de estudantes inscritos. A prova começa às 13h e tem duração de 5h.
Apesar de mais familiarizados com a avaliação, após a primeira etapa, é comum que os estudantes passem por momentos de nervosismo na semana que antecede o exame. Como forma de auxiliar os candidatos a lidarem com a ansiedade, professores dão dicas de revisões sucintas e de como se acalmar na hora da prova.
Marcelo Almeida, professor de matemática do colégio Sigma, recomenda que os estudantes foquem no descanso e nas revisões na semana anterior à prova. “Se concentre nos tópicos que consideram mais desafiadores ou nos quais tem menos confiança para familiarizar-se sempre com os conceitos fundamentais.”
Marcelo diz que buscar as questões mais fáceis na prova pode ajudar a se sentir confiante. ”Procure sua zona de conforto, a questão que tem mais facilidade, porque isso ajuda mentalmente. O psicológico fica mais tranquilo quando você parte por esse lado”, aconselha.
Cristina Tatiane Sanabria, professora de química do Colégio La Salle de Águas Claras, explica que, além dos conteúdos abordados em sala, é necessário estar sempre a par dos acontecimentos da atualidade. “É muito importante quando a gente fala das ciências da natureza, e isso ajuda até na redação, estar informado das coisas que estão acontecendo, queimadas, acidentes ambientais causados pela exploração de minérios, o que se associa também ao estudo dos metais e da tabela periódica... Então, é importante estar por dentro das últimas notícias desse ano”, adverte.
A professora também aconselha os estudantes a se manterem seguros e calmos, lembrando que já possuem familiaridade com o exame: “Essa é uma galerinha que já tem experiência com o PAS 1. Então, nesse ritmo tranquilo, se alimente bem, durma bem, faça uma atividade física no dia anterior, e vá tranquilo para o dia da prova. Pense assim já tenho experiência, faço show de bola, sei o conteúdo.”
Maria Helena Falcão, 16 anos, estudante do segundo ano do ensino médio, afirma que apesar da sua dificuldade em química, está se sentindo tranquila, se comparada a sua primeira etapa do PAS. “Minha experiência com a aplicação de provas de vestibular aumentou muito e eu consegui ter uma organização maior para a análise de obras esse ano, além de um planejamento de estudos”, conta.
A jovem pretende cursar engenharia ambiental. “Tenho me preparado, através da revisão das obras e a prática de diversos simulados, para avaliar meu tempo de prova e estratégia”, diz.
Nesta segunda fase, a prova do PAS possui 110 questões, que englobam língua estrangeira, artes, biologia, filosofia, física, geografia, história, língua portuguesa, literatura, matemática, música, química e sociologia, além da redação, que possui peso 2 no cálculo do argumento final. Os resultados desta etapa serão divulgados entre 12 e 14/12.
*Estagiária sob a supervisão de Priscila Crispi.