Expectativa

Dicas para se sair bem na segunda etapa do PAS, neste domingo

Há poucos dias para a realização da segunda fase do Programa de Avaliação Seriada da Universidade de Brasília, professores recomendam revisão e descanso

Sofia Thomas*
postado em 06/12/2023 15:51
Mulher fazendo uma prova -  (crédito: Reprodução/Freepik)
Mulher fazendo uma prova - (crédito: Reprodução/Freepik)
int(13)

A segunda etapa do Programa de Avaliação Seriada da Universidade de Brasília (PAS/UnB) será realizada neste domingo (10/12). Neste ano, são 18.332 de estudantes inscritos. A prova começa às 13h e tem duração de 5h. 

Apesar de mais familiarizados com a avaliação, após a primeira etapa, é comum que os estudantes passem por momentos de nervosismo na semana que antecede o exame. Como forma de auxiliar os candidatos a lidarem com a ansiedade, professores dão dicas de revisões sucintas e de como se acalmar na hora da prova.

Homem branco de braços cruzados com jaleco branco, cabelo raspado e barba grisalhos
Marcelo Almeida, professor de matemática, aconselha buscar uma zona de conforto na prova (foto: Arquivo pessoal)

Marcelo Almeida, professor de matemática do colégio Sigma, recomenda que os estudantes foquem no descanso e nas revisões na semana anterior à prova. “Se concentre nos tópicos que consideram mais desafiadores ou nos quais tem menos confiança para familiarizar-se sempre com os conceitos fundamentais.”

Marcelo diz que buscar as questões mais fáceis na prova pode ajudar a se sentir confiante. ”Procure sua zona de conforto, a questão que tem mais facilidade, porque isso ajuda mentalmente. O psicológico fica mais tranquilo quando você parte por esse lado”, aconselha.

Mulher branca, cabelos ruivos e blusa preta apoiada sobre uma mesa com o braços cruzados
Professora Cristina alerta sobre a importância de estar informado sobre os acontecimentos da atualidade (foto: Arquivo pessoal)

Cristina Tatiane Sanabria, professora de química do Colégio La Salle de Águas Claras, explica que, além dos conteúdos abordados em sala, é necessário estar sempre a par dos acontecimentos da atualidade. “É muito importante quando a gente fala das ciências da natureza, e isso ajuda até na redação, estar informado das coisas que estão acontecendo, queimadas, acidentes ambientais causados pela exploração de minérios, o que se associa também ao estudo dos metais e da tabela periódica... Então, é importante estar por dentro das últimas notícias desse ano”, adverte.

A professora também aconselha os estudantes a se manterem seguros e calmos, lembrando que já possuem familiaridade com o exame: “Essa é uma galerinha que já tem experiência com o PAS 1. Então, nesse ritmo tranquilo, se alimente bem, durma bem, faça uma atividade física no dia anterior, e vá tranquilo para o dia da prova. Pense assim já tenho experiência, faço show de bola, sei o conteúdo.”

Jovem branca de cabelos e olhos castanhos com uma blusa preta posando posando para a câmera frontal do celular
A estudante Maria Helena diz se sentir mais confiante para a segunda etapa do PAS (foto: Arquivo pessoal)

Maria Helena Falcão, 16 anos, estudante do segundo ano do ensino médio, afirma que apesar da sua dificuldade em química, está se sentindo tranquila, se comparada a sua primeira etapa do PAS. “Minha experiência com a aplicação de provas de vestibular aumentou muito e eu consegui ter uma organização maior para a análise de obras esse ano, além de um planejamento de estudos”, conta.

A jovem pretende cursar engenharia ambiental. “Tenho me preparado, através da revisão das obras e a prática de diversos simulados, para avaliar meu tempo de prova e estratégia”, diz.

Nesta segunda fase, a prova do PAS possui 110 questões, que englobam língua estrangeira, artes, biologia, filosofia, física, geografia, história, língua portuguesa, literatura, matemática, música, química e sociologia, além da redação, que possui peso 2 no cálculo do argumento final. Os resultados desta etapa serão divulgados entre 12 e 14/12.

*Estagiária sob a supervisão de Priscila Crispi.

  • A estudante Maria Helena alega estar muito mais confiante para a segunda etapa.
    A estudante Maria Helena alega estar muito mais confiante para a segunda etapa. Foto: Arquivo pessoal
  • Professora Cristina alerta sobre a importância de estar informado sobre os acontecimentos da atualidade
    Professora Cristina alerta sobre a importância de estar informado sobre os acontecimentos da atualidade Foto: Arquivo pessoal
  • Marcelo Almeida, professor de matemática aconselha buscar uma zona de conforto na prova
    Marcelo Almeida, professor de matemática aconselha buscar uma zona de conforto na prova Foto: Arquivo pessoal
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação