Eu, Estudante

ENSINO SUPERIOR

Provas do PAS começarão a ser aplicadas neste fim de semana

No sábado e domingo os candidatos farão as provas da segunda e terceira etapas respectivamente. Entenda como funciona o exame

As provas do Programa de Avaliação Seriada (PAS) da Universidade de Brasília serão aplicadas neste fim de semana. No sábado (10), os estudantes farão o PAS 2 e, no domingo (11), a terceira etapa. Os locais de prova podem ser consultados no site do Cebraspe. Para fazer o exame, o candidato deve apresentar um documento de identificação oficial com foto, comprovante de inscrição e levar uma caneta esferográfica de tinta preta.

A universidade oferta 4.238 vagas para o PAS 3 (2020-2022), sendo 2.118 vagas para ingresso no primeiro semestre e 2.120 no segundo. Criado pela UnB em 1995, o PAS surgiu como alternativa ao vestibular para ingresso na universidade. O processo seletivo é aplicado em três etapas, uma em cada ano do ensino médio, com o objetivo de integrar a educação básica à superior, promovendo melhorias na qualidade do ensino.

A prova é aplicada sempre no final de cada ano letivo, com conteúdos relativos à série, e têm duração de cinco horas. A classificação dos candidatos é feita após a prova da terceira etapa, com base na média ponderada (pesos 1, 2 e 3) obtida nos resultados das provas realizadas ao final de cada série. A UnB destina metade das vagas totais anuais de todos os cursos ao programa.

Como funciona

O PAS é dividido em três etapas, que formam, todos os anos, triênios. No primeiro ano do ensino médio, os alunos passam pela primeira etapa. No segundo, pela segunda e, no último, pela terceira etapa, na qual os candidatos devem escolher o curso que desejam seguir.

Cada etapa da prova possui uma matriz de referência, com orientações que guiam os alunos e a elaboração das provas. A matriz apresenta a articulação entre cinco competências e 12 habilidades presentes nas três etapas, além, de obras de diversas áreas do conhecimento. As provas contam com uma prova de língua estrangeira, uma prova de conhecimentos e uma prova de redação.

Na prova de língua estrangeira o candidato responde a questões da língua selecionada no momento da inscrição — espanhol, inglês ou francês; na prova de conhecimentos, estão presentes as questões de artes cênicas, artes visuais, biologia, filosofia, física, geografia, história, língua portuguesa, literaturas de língua portuguesa, matemática, música, química e sociologia. Por fim, a prova de redação, que pode ser um texto descritivo, narrativo, expositivo-argumentativo ou instrucional.

As provas são interdisciplinares e têm como objetivo verificar o desempenho das competências e habilidades desejadas para os futuros universitários. Além disso, trazem um conjunto de objetos de conhecimento, nos quais são sugeridas obras em diversas modalidades, como textos, músicas, filmes e pinturas. A avaliação valoriza a aprendizagem escolar, mas não se detém aos conhecimentos isolados nas disciplinas.

A prova de língua estrangeira e de conhecimentos vale 100 pontos. Já a redação tem valor de 10 pontos. Não há nota mínima para passar de etapa. O PAS 1 é composto por 100 questões e a redação e tem peso 1 no cálculo do argumento final. O PAS 2 é composto por 110 questões e a redação e tem peso 2 no cálculo do argumento final. Já o PAS 3 é composto por 120 questões e a redação e tem peso 3 no cálculo do argumento final.

Mudanças no programa

A partir deste o ano, o PAS deixará de ser exclusivo para candidatos que estejam cursando o ensino médio. De acordo com o edital da primeira etapa do programa do triênio 2022-2024, a seleção também será destinada a candidatos que já tenham o certificado de conclusão do ensino médio ou curso equivalente até o ano letivo de 2024.

Além disso, não haverá mais homologação de inscrição, o que faz com que o candidato não precise comprovar que está inscrito na série correspondente à etapa para a qual se inscreveu. Dessa forma, não há mais obrigatoriedade de estar matriculado no ensino médio para se inscrever no programa.

Outra mudança prevista pelo edital é a realização de diferentes etapas por um mesmo candidato, já que este poderá se inscrever em mais de um triênio. No entanto, as notas dos subprogramas não serão cumulativas. Mesmo que o candidato se inscreva para fazer diferentes provas em mais de um subprograma é necessário finalizar o subprograma para ter a nota calculada e poder concorrer a uma vaga.

Estudantes que realizarão a 3ª etapa não serão afetados, uma vez que é preciso ter feito a 2ª etapa do programa. Somente a 1ª etapa do PAS continua não sendo obrigatória. Mesmo que a concorrência do programa aumente, o candidato ainda terá que esperar três anos para concluir o subprograma e concorrer à vaga.

Rafael Dias, idealizador e um dos coordenadores do Guia do PAS, projeto criado por alunos que passaram para medicina por meio das provas, pontua que a mudança não terá impactos para os candidatos que vão realizar o PAS 2 e o PAS 3 neste ano. "Isso porque ela só é válida a partir do novo subprograma, que é o PAS 2022-2024. Dessa forma, alunos dos subprogramas 2021-2023 (PAS 2) e 2020-2022 (PAS 3) não precisam se preocupar com as mudanças do novo edital”, afirma.

Oportunidade para estudantes da rede pública

Professora de sociologia no Centro de Ensino Médio 03 de Taguatinga (CEM 3), Regina Cotrim explica que o acesso dos estudantes recém-formados no ensino médio à universidade pelo PAS é uma grande oportunidade, já que 50% das vagas são exclusivas para o ensino público, além de ser uma prova restrita ao DF e entorno. “Fui muito fã do PAS quando era exclusivo para estudantes que estavam cursando o ensino médio. Agora abriu pra todo mundo. Achei um pouco injusto colocar adultos concorrendo com adolescentes de 15 e 16 anos, no caso do PAS 1. Mas mesmo assim, ainda gosto muito desse vestibular fracionado em três anos”, diz.

Cotrim desempenhou papel fundamental na aprovação de vários alunos no PAS, por meio de aulas focadas nas provas. Durante o isolamento da pandemia, ela conseguiu reunir grandes nomes artísticos que estão presentes nas provas, como Alberto Salgado, que interpreta a obra musical Cabaça D'Água, e Gina Lobrista, cantora de Eu Estou Apaixonada Por Você. “Trabalho com muita determinação mostrando a importância do PAS na vida dos meus alunos desde 2013. Nesses quase 10 anos já ajudei muitos a conquistarem a tão sonhada vaga na UnB”, conta.

Arquivo pessoal - Regina Cotrim: PAS é uma oportunidade para estudantes da escola pública
Arquivo pessoal - Na avaliação de Rafael, não haverá aumento de concorrência para estudantes segunda e terceira etapa

Tipos de questão

Na avaliação, os alunos responderão questões tanto objetivas quanto discursivas, que variam do tipo A ao tipo D. As questões do tipo A devem ser julgadas de acordo com o comando a que se referem e terão como resposta certo (C) ou errado (E). Cada item vale 1x e uma questão errada anula uma questão correta. Os itens do tipo B propõem um problema cuja resposta é um número inteiro de 000 a 999. Todos os algarismos — das centenas, das dezenas e das unidades — devem ser obrigatoriamente marcados no caderno de respostas. Cada item vale 2x, sem fator de correção.

Os itens do tipo C conterão quatro opções de respostas designadas pelas letras A, B, C e D, das
quais apenas uma constituirá o gabarito da questão. Vale 2x e uma alternativa errada atribui -0,667x. Por fim, as questões do tipo D são itens de resposta construída, ou seja, itens abertos, com resposta a ser elaborada pelo candidato. Cada item certo vale 3x e não há fator de correção.

O candidato é eliminado do PAS caso deixe de comparecer na segunda ou terceira etapa. Além disso, zerar ou negativar qualquer uma das partes da prova de conhecimento do PAS 3 e obter nota menor que 20 na soma ponderada da redação também desclassificam o candidato.

*Estagiários sob supervisão de Jáder Rezende