Aprovados no PAS

Aprovada em engenharia aeroespacial, autista fez dois meses de cursinho

Estudante de escola pública vai cursar engenharia aeroespacial na Universidade de Brasília

Arthur Vieira*
Jáder Rezende
postado em 30/03/2022 19:42 / atualizado em 31/03/2022 14:55
Laís Coelho conta que sofreu preconceito durante as aulas por ser uma pessoa com deficiência -  (crédito: Arquivo Pessoal)
Laís Coelho conta que sofreu preconceito durante as aulas por ser uma pessoa com deficiência - (crédito: Arquivo Pessoal)

Portadora do transtorno do espectro autista (TEA) e do transtorno de déficit de atenção com hiperatividade (TDAH), a estudante Laís Coelho, 18 anos, foi aprovada em sétimo lugar no Processo Seletivo de Avaliação Seriada (PAS) para o curso de engenharia aeroespacial, estudando praticamente sozinha. Ela conta que frequentou apenas dois meses de cursinho para encarar a terceira etapa do processo, quando viveu episódios de preconceito e exclusão de colegas e professores.

Natural de Brasília, Laís mora há 10 anos em São Luis do Maranhão e confessa não ver a hora de voltar para a casa para cuidar da avó Dóris, de 83, cuja saúde está debilitada e, para complementar a minguada aposentadoria, vende dindim na porta de uma escola do Guará.

“Meu objetivo sempre foi ingressar na Universidade de Brasília (UnB) para ficar perto da minha avó e dos meus primos”, diz a adolescente, revelando que passou “anos a fio” fazendo artesanato para juntar dinheiro e ter condições de voltar pra casa.

Laís foi aprovada no PAS no sistema de cotas de estudante de escola pública. Ela fez o ensino médio no Instituto Federal do Maranhão e conta que optou por engenharia aeroespacial por se sentir atraída pela grade curricular e a matemática. “Me pareceu uma coisa bem divertida para trabalhar”, disse.

Ao saber que foi aprovada, lembra, sentiu um misto de alegria e desespero. “Tinha acabado de acordar. Fiquei muito agitada, na dúvida se era um sonhou ou realidade. Daí o sistema caiu e só depois que voltou me certifiquei que era tudo real”, conta.

Filha de funcionário público e de ativista cultural, a jovem lembra ainda os momentos difíceis que viveu em sua trajetória de estudante, por ser uma pessoa com deficiência. “Tenho hiperatividade como comorbidade do autismo e sempre tive limitações. É muito difícil prestar atenção nas aulas. No cursinho tive crises e tanto os colegas como professores não souberam lidar com a situação. É importante que as pessoas reflitam, entendam que é importante a inserção, o compartilhamento”, diz.

 

*Estagiário sob a supervisão de Jáder Rezende

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