Seleção

Provas da 3ª etapa do PAS-UnB 2019-2021 serão aplicadas neste domingo (30)

O exame ocorrerá nos câmpus da Asa Norte, Ceilândia, Gama e Planaltina, das 13h às 18h. Confira as medidas de proteção à transmissão do coronavírus que serão adotadas pela UnB

Millena Gomes* Mariana Andrade*
postado em 28/01/2022 18:19 / atualizado em 28/01/2022 20:34
 (crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press)
(crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press)

Um total de 11.243  estudantes  inscritos na terceira etapa do Programa de Avaliação Seriada da Universidade de Brasília (PAS-UnB) está fazendo contagem regressiva até o dia da prova, neste domingo (30). Os candidatos farão provas de conhecimentos e de redação em língua portuguesa. A consulta do local de prova pode ser feita por meio do link https://www.cebraspe.org.br/pas/subprogramas.

A reitora Márcia Abrahão informou na manhã, desta sexta-feira (28), ao participar do CB.Poder, que a UnB se preparou com todas as condições de segurança e distanciamento para a realização das provas. "Já fizemos outra prova e não tivemos qualquer problema", disse. Ela esclareceu que a instituição está conseguindo, com muita dificuldade, regularizar o calendário e dar oportunidade para os estudantes ingressarem na universidade. 

Tendo em vista a atual situação da pandemia, o Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe) adotou medidas de proteção à transmissão do coronavírus. Apenas poderão entrar no prédio onde as provas serão realizadas os candidatos que estiverem utilizando máscaras. A UnB recomenda levar máscaras reservas em um saco plástico transparente para a troca a cada duas horas.

Outras orientações:

  • permanecer de máscara (descartáveis, de tecido ou de qualquer outro material) durante todo o tempo em que estiver nas dependências dos locais de aplicação de provas;
  • submeter a verificação de temperatura corporal;
  • observar o distanciamento estabelecido e respeitar as marcações com fitas;
  • verificar o seu horário de acesso ao local de provas, conforme informado na consulta individual;
  • higienizar as mãos com álcool em gel (o candidato pode levar o próprio, desde que em recipiente transparente).

As aplicações da última etapa do PAS-UnB, do triênio 2019, 2020 e 2021, serão feitas apenas no Distrito Federal, nas cidades do Gama, Taguatinga, Asa Norte e Asa Sul. O candidato deve  fazer a consulta individualmente na página do programa e verificar onde fará a prova. Em todos esses locais, as provas devem iniciar às 13h  e seguem até as 18h. Os estudantes devem estar munidos de caneta esferográfica na cor preta e corpo transparente, documento de identidade com foto. Os candidatos também estão autorizados a levarem água e alimentos em recipientes transparentes.

Para a terceira etapa do Subprograma 2019-2021, a UnB oferece 4.232 vagas reservadas exclusivamente para candidatos do PAS. Dessas oportunidades, 2.112 vagas serão preenchidas no primeiro semestre letivo de 2022, as outras 2.110 vagas estão previstas para o segundo semestre de 2022. Os resultados e convocação da primeira chamada será em 30 de março deste ano.

Antes da prova
O nervosismo pré-prova é comum entre os candidatos, mas  pode ser um obstáculo para realização do exame. A professora de química Juliana Gaspar do Sigma diz que esses últimos dias são importantes para o aluno “descansar e fazer aquilo que mais gosta” para que no dia da prova ele esteja preparado fisicamente e psicologicamente.

(foto: Arquivo pessoal)

“A prova é conteúdo, mas ela também é muito estado emocional e físico. Então, como os alunos estarão com máscaras e seguindo todos os cuidados por conta da pandemia, é importante que o físico e o psicológico deles estejam preparados para passar a tarde de maneira confortável e tranquila resolvendo as questões,” comenta Juliana.

A última semana de provas pode ser aproveitada pelos candidatos para revisar os conteúdos mais frequentes, além de reservar tempo para responder os simulados das edições anteriores como maneira de teste. Para Juliana, “é importante que os alunos que estão se preparando para essa prova, tenham a tranquilidade de nessa última semana revisar os conteúdos mais frequentes de cada disciplina e estudá-los na forma de exercícios”, explica.

A professora ainda reforça que esta não é a hora para rever teoria, “é hora de fazer exercício, praticar a prova do PAS, entender e interpretar o que a questão está pedindo. Ter todo o cuidado para ver detalhes de cada item", reforça Juliana.

Para o professor de produção textual Eurípedes Nunes, do Colégio Marista João Paulo II, esta semana deve ser reservada para relaxar e desenvolver o ócio criativo, ou seja, aprender nos momentos de lazer e tempo livre. “Os temas da matriz do PAS são sociais. Então, você pode assistir a um filme ou a uma série como uma forma de aprendizagem. Não tem que ficar revendo conteúdo, porque isso pode aumentar a ansiedade. Descansar aprendendo é uma boa estratégia", afirma Eurípedes.

(foto: Divulgação/Marista João Paulo III)

O PAS, diferentemente do Enem, requer uma estratégia um pouco mais ampla de estudo, porque sua matriz compreende um indicativo de obras literárias, músicas e visuais. Para o professor de geografia Robson Lucas Caetano, do Centro Educacional Sigma, é importante não reproduzir a estratégia do Enem, “mesmo que o conteúdo seja parecido”.

(foto: Arquivo pessoal)

Dicas para antes da prova
Reservar o sábado para descansar e fazer algo que relaxe a mente.
Dormir bem no dia anterior a aplicação do exame
Comer uma boa refeição ou lanche antes do horário de entrada.
A dica principal é conhecer sua própria estratégia, ou seja, ter conhecimento das suas limitações e forças para utilizá-las durante a prova.
O nervosismo bateu? Pede para ir ao banheiro, beber água e respirar fundo.
Não chutar, por conta do fator de correção diferenciado do PAS.
Ler os enunciados com atenção.
Utilizar o rascunho da prova de forma consciente.
Saber fazer contas de matemática básica, porque essa edição não conta com o uso de calculadora.
Sublinhar as ações solicitadas na redação (ex.: como, “analise, compare, comente”).
Reservar 40 minutos para preencher o caderno de respostas e passar a limpo a redação (20 minutos para cada etapa).

Como se sair bem na redação?
Uma das partes mais importantes do exame e que é assunto em todo período de prova de seleção é a redação. O Eu, Estudante conversou com alguns professores de língua portuguesa e produção de texto para aconselhar os candidatos.

Além da gestão de tempo adquirida na prática de simulados anteriores, o professor Eurípedes reforça o uso do rascunho, segundo ele, o estudante deve fazer 75% do esboço da redação a mais do limite de linhas mínimas, e, pelo menos, 25% abaixo do limite de linhas máximas.

“Começar a redação no caderno de respostas é algo que o candidato deve evitar, porque abre margem para cometer erros tanto de ortografia quanto de elaboração de ideias”, aconselha Eurípedes. Ele também dá a dica para os candidatos: escrevam de forma objetiva e coesa. “Ser objetivo é ser claro com o que ele está pensando para evitar prolixidade, isso deixa o texto enxuto e faz com que o examinador consiga perceber a ideia central”, explica o professor.

O tema da redação está pautado na matriz do PAS, disponibilizada pelo Cebraspe, uma vez que o material indica as obras e problemáticas que serão abordadas na prova. Para a professora de língua portuguesa Roberta Ribeiro, do Colégio Marista da Asa Sul, a redação do PAS 3 permeia toda a matriz e trajetória das etapas anteriores, buscando uma análise e reflexão de uma aplicação social, política e pessoal.

(foto: Arquivo pessoal)

O formato das redações costuma variar de edição para edição, mesmo que nos últimos exames as propostas solicitadas tenham sido por textos dissertativos argumentativos. “Como o PAS tem uma visão mais ampla,  pode exigir vários gêneros. Nos últimos exames a banca tem cobrado textos dissertativos argumentativos, mas isso não significa que ele não peça um relato pessoal, uma proposta hipotética, uma carta, enfim. O gênero da redação do PAS pode ser um pouco mais abrangente que alguns vestibulares”, diz Roberta.

Humanas e Exatas
A prova do PAS tem  uma certa interdisciplinaridade, ou seja, o conteúdo de disciplinas diferentes pode dialogar. Por isso, as questões não abordam apenas um conteúdo: "As questões de geografia podem estar onde menos se espera, em um texto de português ou em uma obra de arte. Podemos ter meio ambiente na química, biologia e na própria geografia”, diz o professor Robson Lucas Caetano.

“Química orgânica é um dos conteúdos com mais relevância na prova. O conteúdo cobrado é uma parte mais teórica, conceitual, embora não seja uma das mais fáceis. A banca examinadora do PAS gosta  de questões que tenham relação com física, por exemplo, a análise de uma pilha, identificar a voltagem e a corrente”, diz Juliana.

Para resolver a primeira parte do caderno de provas é importante: "Ficar atento com as perguntas que estão sendo feitas para não errar, porque a prova do PAS tem um grande diferencial do Enem, que é o fator de correção. O aluno deve fazer o item quando tiver certeza e não chutar para não correr o risco de perder um ponto de uma questão que tenha respondido corretamente”, afirma o professor Leonardo Simões, do Colégio Marista João Paulo II.

(foto: Divulgação/Marista João Paulo III)

Como na edição passada, o uso de calculadoras não será permitido por conta da pandemia. Por esse motivo, os alunos precisam se preparar para fazer cálculos sem elas.

Candidatos
A estudante de ensino médio Júlia Annairam Melo de Andrade, 18 anos, irá fazer a terceira etapa do PAS/ UnB neste domingo, e conta que está preocupada com a nova variante: “Isso me preocupa pois no começo da pandemia eu fiquei levemente neurótica e mal estava saindo do meu quarto e, agora, com essa nova variante veio o medo de uma ‘3ª temporada’ de quarentena”.

A rotina da estudante está leve para conseguir se preparar para o dia da prova. Ela separou os últimos dias para descansar e revisar os conteúdos “Por enquanto minha rotina está sendo apenas acordar, comer e estudar”, diz Júlia.

LISTA DE CONTEÚDOS PAS 3*


Matemática:

  • Geometria Analítica
  • Números Complexos
  • Polinômios
  • Análise Combinatória
  • Probabilidade
  • Estatística

Química:

  • Química Orgânica
  • Soluções
  • Termoquímica
  • Cinética Química
  • Equilíbrio Químico
  • Equilíbrio Iônico
  • Eletroquímica

Biologia:

  • Citologia
  • Genética
  • Origem da vida
  • Evolução
  • Fisiologia Humana: sistema digestório, circulatório, nervoso, excretor e endócrino

Física:

  • Eletrostática
  • Eletrodinâmica
  • Eletromagnetismo
  • Gravitação

Geografia:

  • Geografia Urbana
  • Capitalismo e Globalização
  • Blocos Econômicos
  • Geopolítica Atual
  • Comércio e Economia
  • Impactos Ambientais

História:

  • 1° Guerra Mundial
  • Revolução Russa
  • Totalitarismo: Nazismo, Fascismo e Franquismo
  • Crise de 1929
  • 2° Guerra Mundial
  • Guerra Fria
  • História do Brasil (República Velha, Era Vargas, República Populista e Ditadura Militar

Português:

  • Interpretação de Texto
  • Pontuação
  • Acentuação
  • Colocação Pronominal
  • Análise Sintática
  • Concordância Nominal e Verbal
  • Pré-Modernismo
  • Fases do Modernismo
  • Literatura Contemporânea
  • Vanguardas Europeias

*Informações retiradas do site: https://passeandounb.com/

Estagiárias sob a supervisão de Ana Sá

  • Foto: Arquivo pessoal
  • Foto: Arquivo pessoal
  • Foto: Divulgação/Marista João Paulo III
  • Foto: Divulgação/Marista João Paulo III
  • Foto: Arquivo pessoal
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação