Os Ministérios da Educação (MEC) e do Turismo (MTur), junto a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH Nacional), estão oferecerendo descontos exclusivos a professores em hotéis. Anunciada nesta segunda-feira (3), a medida faz parte do programa Mais Professores para o Brasil, que reúne ações de valorização e qualificação do magistério da educação básica, além do incentivo à docência no país.
De acordo com os termos do Protocolo de Intenções, professores terão desconto de 15% nas tarifas vendidas por meio de site eletrônico ou central de reservas da rede hoteleira associada à ABIH que aderir à ação. Ao fazer a reserva, o docente deve anexar um comprovante de profissão, como a carteira de identificação funcional ou o cabeçalho do contracheque.
- Leia mais em: SISU 2025: Prazo para matrículas nas universidades termina hoje
- Leia mais em: Ano letivo começa sem celulares nas escolas
“Cada vez mais, os jovens estão perdendo a vontade de ser professores e esse é um problema que afeta diretamente a qualidade da educação básica no país”, justifica o ministro da Educação, Camilo Santana. “O nosso objetivo com o Mais Professores é justamente atrair bons alunos para a profissão docente, porque precisamos criar uma cultura no Brasil de reconhecer o papel tão fundamental realizado por esses profissionais. A parceria firmada aqui marca apenas o início das ações de valorização dos professores da rede pública.”
Segundo o ministro do Turismo, Celso Sabino, além de proporcionar mais oportunidades de lazer para os profissionais, a parceria trará grandes ganhos para a sala de aula. “Fazer o professor viajar pelo Brasil não é apenas um reconhecimento e um prêmio pela profissão que exerce, mas também um estímulo à potente máquina de influência que os docentes exercem sobre os alunos. Um professor que conhece a cultura no Maranhão, a religiosidade do Ceará ou a gastronomia do Pará será capaz de criar uma experiência para os alunos com muito mais cultura e riqueza de detalhes”, completou.
O presidente da ABIH, Manoel Linhares, apontou que esse é um compromisso com milhares de pessoas que, por meio da educação, apresentam para o povo o desejo e a possibilidade de construir um novo futuro para si mesmas e para o país. Segundo Linhares, “a parceria oferece não só o desconto, mas um grande reconhecimento para pessoas que são responsáveis por moldar a vida de tantas pessoas. Colocamos à disposição dos professores quase 40 mil hotéis para que esses profissionais possam ter novas experiências e oportunidades de lazer”.
Os descontos estarão disponíveis entre 1º de março de 2025 e 31 de março de 2026 e permanecerão válidos em períodos de grandes eventos ou feriados, sujeitos à disponibilidade de hospedagem. Durante a alta temporada, os descontos serão realizados em cima dos valores cobrados no período. As reservas deverão ser feitas até 31 de dezembro de 2025.
Estagiária sob a supervisão de Ana Sá
Saiba Mais