IGUALDADE RACIAL

Palestra de juiz abre incubadora de projetos voltada para negros no DF

As inscrições estão abertas para aqueles que desejam aprimorar uma ideia, compreender como transformar um projeto em realidade ou iniciar sua própria startup

Correio Braziliense
postado em 05/01/2024 08:39
Desde que assumiu a magistratura em 2007, o juiz do Tribunal de Justiça do DF e Territórios, Fábio Esteves, acredita não apenas no esforço e dedicação, mas também em uma dose de oportunidade -  (crédito: Kayo Magalhães/CB/D.A Press)
Desde que assumiu a magistratura em 2007, o juiz do Tribunal de Justiça do DF e Territórios, Fábio Esteves, acredita não apenas no esforço e dedicação, mas também em uma dose de oportunidade - (crédito: Kayo Magalhães/CB/D.A Press)

O Planetário de Brasília receberá, na próxima quinta-feira (11/1), às 19h, uma palestra ministrada por Fábio Esteves, juiz do Tribunal de Justiça do DF e Territórios e professor da Escola de Magistratura do Distrito Federal. A participação do magistrado abre a programação da Incubadora Igualando Oportunidades — que oferecerá seis meses de acompanhamento de novos projetos e ideias para pessoas negras. 

Negro, filho de pai analfabeto e mãe dona de casa, Fábio Esteves tornou-se o pioneiro de sua família a ingressar na universidade. Desde que assumiu a magistratura em 2007, o juiz credita seu sucesso não apenas esforço e dedicação, mas também a uma dose de oportunidade. “Escolhi a carreira mirando a possibilidade de transformação, não só da minha vida, mas do contexto social", destaca Fábio, que lidera a iniciativa Educação em Direito, programa que oferece gratuitamente noções de direito e cidadania a pessoas de baixa renda. 

O Projeto Igualando Oportunidades é uma incubadora voltada para empreendedores afrodescendentes que visa fortalecer as habilidades na área de tecnologia da informação, promovendo inclusão no mercado de trabalho e impulsionando o afroempreendedorismo. As inscrições estão abertas para aqueles que desejam aprimorar uma ideia, compreender como transformar um projeto em realidade ou iniciar sua própria startup.

A participação é gratuita e aberta a todos, independentemente de experiência prévia. As atividades podem ser realizadas on-line ou presencialmente, conforme a disponibilidade dos participantes, e é possível revisitar as aulas e palestras a qualquer momento pelo YouTube. A incubadora oferece treinamentos, mentorias especializadas, uma rede de contatos e experiências ao longo de 40 encontros, incluindo oficinas, palestras e meetups, durante os seis meses de atividades.

O projeto é uma iniciativa do Instituto Multiplicidades, executado pelo Instituto Brasileiro de Cidades Humanas, Inteligentes, Criativas e Sustentáveis (IBRACHICS), com o fomento do Ministério Público do Trabalho do DF e Territórios (MPTDFT) e apoio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação do DF (SECTI DF).

Faça a pré-inscrição neste link.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação