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SUCESSO

Banhista de cachorros de Brasília vira influencer no TikTok

Jovem que viralizou nas redes sociais com vídeos sobre seu trabalho em petshop faz parte de nova geração de profissionais que une carreira e presença digital

Ester Carvalho tem 19 anos e um milhão e meio de seguidores no TikTok (@estercarv4lh0). No Instagram, são mais de 180 mil fãs. A jovem brasiliense trabalha em um pet shop no Plano Piloto e há nove meses começou a publicar nas redes sociais sua rotina como banhista de cães. Em maio deste ano, um de seus vídeos com um cachorro da raça husky siberiano viralizou na internet e chegou à marca de 15 milhões de visualizações.

Com o incentivo do namorado, Ester começou a falar nas redes sobre sua maior paixão, cachorros, como forma de lidar com a depressão. Como para muitos jovens de sua geração, ganhar a vida produzindo conteúdo para internet era um sonho de infância, mas que não era seu alvo inicial, até que se concretizou inesperadamente. Depois do sucesso, ela não deixou o trabalho como banhista, mas já conseguiu ganhar dinheiro com os contratos de publicidade que fechou nos últimos meses. Um dos maiores foi para divulgar o filme Gran Turismo, blockbuster que chegou ao Brasil em agosto deste ano.

Para cuidar do contato com patrocinadores e imprensa, ela conta com uma agência que se dedica a assessorar a carreira de influenciadores digitais e ganha uma porcentagem sobre os contratos fechados. Ester quer continuar fazendo vídeos sobre cuidados com pets, mas começou a ampliar os temas que aborda nos seus perfis: maquiagem, cabelo e comportamento. "Eu dou certo para 1001 coisas, se vierem contratos, por exemplo, como atriz, eu topo também. Gosto de mostrar quem sou e é muito bom ser amada por tanta gente", diz.

Ed Alves/CB/DA.Press - Ester (D) com a chefe, Valéria Cunha: incentivo

A chefe da banhista, Valéria Cunha Novo, veterinária e proprietária do pet shop, foi quem incentivou a divulgação dos vídeos — o primeiro cachorro a estrelar as postagens, inclusive, foi o dela. "A gente  tinha o perfil da loja nas redes, mas os funcionários não gostavam de gravar suas atividades. Quando a Ester comentou da ideia que teve, eu adorei. É uma troca porque ela divulga não só o trabalho dela, mas também a empresa."

O resultado veio em forma de novos clientes, mas também na melhoria da relação com os já fidelizados. "Muitos cuidadores não têm ideia do que acontece aqui dentro e filmar nosso trabalho é uma forma de transparência. Além disso, a atenção e o carinho da Ester, que ficam claros nos vídeos, acabaram influenciando outros funcionários a tratarem melhor os animais, eles viram o quanto as pessoas prezam por isso, e a qualidade do nosso serviço melhorou", afirma a empresária.

Ester conta que, aconselhada pela chefe, começou a guardar dinheiro para abrir seus próprios negócios: um petshop e uma creche para animais de estimação. "A geração Z lida muito mais facilmente que a gente com tudo do mundo digital, o que é bom para eles, mas ao mesmo tempo, perigoso. Eles ganham dinheiro muito fácil, mas desses, quantos vão conseguir manter a carreira? Tem gente que aposta a vida ali e abandona os estudos, o trabalho. Falo sempre para ela se assegurar, porque isso tudo pode acabar amanhã ", pondera Valéria.

A garota acredita que é possível conciliar as duas carreiras e pensa que essa é, inclusive, uma vantagem de sua geração: "A gente sabe se virar nas redes e isso é bom para qualquer área. Se eu abrir minha loja, já tenho a vantagem de começar com uma clientela que gosta e conhece meu trabalho." Para quem tem o desejo de se aventurar como influenciador digital ou até mesmo na divulgação de sua carreira profissional, porém, ela aconselha: "terapia para lidar com os comentários ruins que vêm com a exposição e paciência, porque o dia a dia é difícil como o de qualquer trabalhador."