Ester Carvalho tem 19 anos e um milhão e meio de seguidores no TikTok (@estercarv4lh0). No Instagram, são mais de 180 mil fãs. A jovem brasiliense trabalha em um pet shop no Plano Piloto e há nove meses começou a publicar nas redes sociais sua rotina como banhista de cães. Em maio deste ano, um de seus vídeos com um cachorro da raça husky siberiano viralizou na internet e chegou à marca de 15 milhões de visualizações.
Com o incentivo do namorado, Ester começou a falar nas redes sobre sua maior paixão, cachorros, como forma de lidar com a depressão. Como para muitos jovens de sua geração, ganhar a vida produzindo conteúdo para internet era um sonho de infância, mas que não era seu alvo inicial, até que se concretizou inesperadamente. Depois do sucesso, ela não deixou o trabalho como banhista, mas já conseguiu ganhar dinheiro com os contratos de publicidade que fechou nos últimos meses. Um dos maiores foi para divulgar o filme Gran Turismo, blockbuster que chegou ao Brasil em agosto deste ano.
Para cuidar do contato com patrocinadores e imprensa, ela conta com uma agência que se dedica a assessorar a carreira de influenciadores digitais e ganha uma porcentagem sobre os contratos fechados. Ester quer continuar fazendo vídeos sobre cuidados com pets, mas começou a ampliar os temas que aborda nos seus perfis: maquiagem, cabelo e comportamento. "Eu dou certo para 1001 coisas, se vierem contratos, por exemplo, como atriz, eu topo também. Gosto de mostrar quem sou e é muito bom ser amada por tanta gente", diz.
A chefe da banhista, Valéria Cunha Novo, veterinária e proprietária do pet shop, foi quem incentivou a divulgação dos vídeos — o primeiro cachorro a estrelar as postagens, inclusive, foi o dela. "A gente tinha o perfil da loja nas redes, mas os funcionários não gostavam de gravar suas atividades. Quando a Ester comentou da ideia que teve, eu adorei. É uma troca porque ela divulga não só o trabalho dela, mas também a empresa."
O resultado veio em forma de novos clientes, mas também na melhoria da relação com os já fidelizados. "Muitos cuidadores não têm ideia do que acontece aqui dentro e filmar nosso trabalho é uma forma de transparência. Além disso, a atenção e o carinho da Ester, que ficam claros nos vídeos, acabaram influenciando outros funcionários a tratarem melhor os animais, eles viram o quanto as pessoas prezam por isso, e a qualidade do nosso serviço melhorou", afirma a empresária.
Ester conta que, aconselhada pela chefe, começou a guardar dinheiro para abrir seus próprios negócios: um petshop e uma creche para animais de estimação. "A geração Z lida muito mais facilmente que a gente com tudo do mundo digital, o que é bom para eles, mas ao mesmo tempo, perigoso. Eles ganham dinheiro muito fácil, mas desses, quantos vão conseguir manter a carreira? Tem gente que aposta a vida ali e abandona os estudos, o trabalho. Falo sempre para ela se assegurar, porque isso tudo pode acabar amanhã ", pondera Valéria.
A garota acredita que é possível conciliar as duas carreiras e pensa que essa é, inclusive, uma vantagem de sua geração: "A gente sabe se virar nas redes e isso é bom para qualquer área. Se eu abrir minha loja, já tenho a vantagem de começar com uma clientela que gosta e conhece meu trabalho." Para quem tem o desejo de se aventurar como influenciador digital ou até mesmo na divulgação de sua carreira profissional, porém, ela aconselha: "terapia para lidar com os comentários ruins que vêm com a exposição e paciência, porque o dia a dia é difícil como o de qualquer trabalhador."