Eu, Estudante

Estudo no exterior

Salão do Estudante traz o melhor da educação internacional para Brasília

Evento ocorrerá na próxima sexta-feira (17) no Centro de Convenções Brasil 21 e terá entrada gratuita para visitantes

O salão do Estudante, evento nacional que reúne mais de 60 instituições de ensino representadas de diferentes países do mundo será realizado em Brasília, na próxima sexta-feira (17). Com enfoque acadêmico em Portugal, a reunião pretende integrar jovens brasileiros com as possibilidades de intercâmbio no exterior, em especial, divulgando cursos de graduação e pós-graduação, além de opções de intercâmbio e aprendizado de idiomas. A iniciativa ocorre há 10 anos na capital do país, e esta edição ocorrerá no Centro de Eventos e Convenções do Brasil 21, das 15h às 19h. Interessados deverão realizar inscrições pelo link.

Para entender melhor as escolhas universitárias dos estudantes brasileiros e proporcionar uma feira de imersão que fosse totalmente produtiva, a gerente de Eventos da BMI no Brasil, Priscila Gomes, ressalta que a instituição organiza pesquisa baseada nas respostas dos próprios estudantes durante a inscrição no evento. “Portugal foi a escolha de cerca de 20 mil estudantes que responderam ao questionário de inscrição. O próprio interesse deles foram nosso critério seletivo”, conta a gerente.

Ocupando atualmente o terceiro lugar no ranking de países mais procurados quando o assunto é estudo no exterior, o país europeu se diferencia pela acessibilidade durante o ingresso nas instituições de ensino. Segundo Gomes, o destaque que Portugal recebeu entre os estudantes, durante a pesquisa, é resultado da implementação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nos critérios de seletivos desde 2014.

Além das instituições de ensino superior portuguesas, o evento reunirá representantes de diversos países, incluindo Estados Unidos, Canadá, Finlândia, França, Noruega e Reino Unido. Opções de cursos de línguas, ensino médio e outras modalidades de ensino também serão discutidas durante a reunião.

Embora o Salão do Estudante deste ano tenha um enfoque maior em instituições que oferecem cursos de graduação e pós-graduação, o evento também contará com opções de cursos de línguas, ensino médio e outras modalidades de ensino.