O Google anunciou, nesta terça-feira (28/2), a doação de R$ 5 milhões para o Instituto Rede Mulher Empreendedora (IRME), por meio do Google.org. A iniciativa faz parte de um conjunto de ações promovidas pela empresa com foco na valorização das mulheres, principalmente as negras e em situação de vulnerabilidade social. A primeira-dama, Janja Lula da Silva, ministras do governo e deputadas federais estiveram presentes.
O recurso se soma a mais R$ 10 milhões doados em 2022 e viabilizará nova edição do projeto Ela Pode, criado pelo instituto, que capacitará mais 100 mil brasileiras, com foco em desenvolvimento de habilidades socioemocionais, capacitação e geração de renda, por meio de treinamentos e ações presenciais e virtuais.
“O Google entende que criar esse Brasil que a gente quer passa, necessariamente, por incentivar mulheres em suas diversidades”, afirmou a gerente de políticas públicas Google Brasil, Juliana Moura Bueno, diante de uma plateia de mulheres — entre jornalistas, empreendedoras, autoridades e líderes da iniciativa. Ela apresentou ainda dados do Fórum Econômico Mundial que mostram o quanto a equidade entre homens e mulheres está distante, nas mais diversas áreas, como a política e o mercado de trabalho. Em alguns casos, mantido o ritmo atual, pode demorar mais de um século. “As mudanças que queremos não estão ocorrendo a passos largos, como gostaríamos.”
A ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, representou as autoridades presentes e reforçou o compromisso do governo federal com pautas que promovam empoderamento e culminem na autonomia financeira de mulheres pelo país. “Nós precisamos fazer com que nossas mulheres sejam sujeitas de direito. Esse é o desafio que o governo Lula assumiu”, disse.
Assistiram à apresentação do projeto do Google e do Instituto MRE e ao discurso de Cida as também ministras Anielle Franco, da Igualdade Racial; Margareth Menezes, da Cultura; Ester Dweck, da Gestão e Inovação Inovação dos Serviços Públicos; e Ana Moser, do Esporte. As deputadas federais Maria do Rosário (PT/RS) e Célia Xakriabá (PSol-MG) representaram a Câmara. Presidente do PT, Gleisi Hoffmann cumprimentou as autoridades antes de a apresentação começar e deixou o evento em seguida.
Treinamento
Durante o Ela Pode, as participantes são treinadas nas áreas de liderança e comunicação, negociação e vendas, finanças pessoais e empresariais, marca pessoal, networking, gerenciamento de tempo, autoconhecimento, inovação e digitalização. Além disso, mais de 800 terão acesso a um financiamento de cerca de R$ 2 mil para investimento no próprio negócio. A parceria entre Google e IRME possibilitou a capacitação de mais de 250 mil mulheres até o momento.
Em fala emocionada, a fundadora do IRME, Ana Fontes, explicou o impacto que o projeto leva às mulheres. Ela também é empreendedora social, nordestina, oitava de 10 filhos, e deu o relato pessoal de como o conhecimento pode empoderar e mudar a trajetória de quem antes não via perspectivas. “De eu vim, as oportunidades são muito difíceis. E eu acho tão importante a gente se solidarizar e apoiar as mulheres. A maioria dessas mulheres (atendidas pelo programa) faturam R$ 2,5 mil por mês. Se vocês soubessem a importância que isso faz na vida delas… É muito importante”, ressaltou. Do público atendido pelo Ela Pode, 67% vive nas regiões Norte e Nordeste do país. São mais de dois mil municípios e cerca de 500 parceiros, incluindo do poder público. O instituto atua há 13 anos.
Uma das histórias de sucesso apresentada no evento é da empreendedora de Brasília Fernanda Rios, 43 anos. Fotógrafa autônoma, ela conseguiu diversificar a fonte de renda após a conclusão do curso. “Durante a pandemia, fiquei praticamente com renda zero. Em busca de cursos on-line sobre empreendedorismo, eu encontrei o IRME. Nesse período da pandemia, eu abri uma página comunitária on-line chamada QNL QNJ News para falar sobre o meu bairro, e hoje essa é minha maior fonte de renda, porque agora os comerciantes locais me contratam para postar sobre eles”, detalha.
Segundo pesquisa realizada pelo IRME, em 2021, após a formação no programa, 85% das mulheres capacitadas disseram se sentir mais confiantes para exercer atividade econômica, 50% abriram um negócio, 75% apresentaram aumento de renda.
Certificados profissionais
O Google também disponibilizará 12 mil bolsas para os Certificados Profissionais do Google, para que mulheres tenham outras oportunidades de desenvolvimento profissional e reorientação da própria carreira, melhorando o currículo e adquirindo as habilidades mais exigidas pelas principais vagas em aberto no mercado. As bolsas serão distribuídas por 24 Organizações da Sociedade Civil (OSCs) que foram mapeadas pelo IRME — cada uma receberá 500 bolsas.
Atualmente, estão disponíveis, em português, as Certificações em Suporte de TI, Análise de Dados, Gerenciamento de Projetos e UX Design, por meio da plataforma Coursera. Os cursos são orientados em nível profissional e foram criados por especialistas do Google. As atividades são 100% on-line, com cronograma flexível e duração a depender da disponibilidade da aluna.
Cresça com o Google
A diretora de Marketing do Google, Maia Mau, resumiu os principais focos da atuação da empresa ao longo dos mais diversos treinamentos ofertados e parcerias: inclusão social; oportunidades econômicas; e empoderamento e empreendedorismo. “Queremos apoiar mulheres que lutam todos os dias para construir seus próprios sonhos, seja ao investir em sua carreira ou em sua empresa”, diz.
Apenas na iniciativa Cresça com o Google, quase 3 milhões de pessoas foram treinadas em seis anos. O braço do projeto voltado especificamente a mulheres também alcançou marcas importantes. Em todo o mundo, as edições do Cresça com o Google para Mulheres, iniciativa globalmente conhecida como Women Will, já impactaram mais de 200 mil mulheres. Nos últimos anos, realizou edições voltadas a mulheres que querem empreender, que buscam desenvolver suas carreiras e que querem retornar ao mercado de trabalho.
Serviço
Cresça com o Google
Conteúdo disponível em g.co/TreinamentosCresca
Capacitação do Instituto RME
Informações pelo site: institutorme.org.br
Notícias no seu celular
O formato de distribuição de notícias do Correio Braziliense pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Correio, clique no link abaixo e entre na comunidade:
Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida.
Cobertura do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!