SOLUÇÕES

Empreendedorismo avança em escolas públicas

Sebrae e Secretaria de Juventude do DF mobilizam milhares de estudante de escola pública em campeonato cujo desafio foi apresentar projetos que impactem na vida própria e de toda a sociedade

Diogo Albuquerque*
postado em 19/02/2023 06:00 / atualizado em 19/02/2023 06:00
Projeto Empreendedor do Futuro premiou alunos de 11 escolas públicas do Distrito Federal -  (crédito: Dimmy Falcão/Focus Produção de Imagem)
Projeto Empreendedor do Futuro premiou alunos de 11 escolas públicas do Distrito Federal - (crédito: Dimmy Falcão/Focus Produção de Imagem)

O Centro de Ensino Médio Integrado 111 (CEMI), do Recanto das Emas, foi uma entre onze escolas públicas a ganhar o prêmio Empreendedor do Futuro. A equipe Sustentabilidade em Ação ficou em primeiro lugar, com uma composteira destinada a produzir adubo e fertilizantes naturais a partir de material orgânico obtido nos restaurantes das escolas. A iniciativa é uma parceria entre o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-DF) e a Secretaria de Juventude do Distrito Federal (Sejuv-DF), e tem por objetivo incentivar jovens de 15 a 29 anos a assumirem o protagonismo de suas vidas, concretizar projetos, sonhos e contribuir para transformar a realidade social e econômica de todo o país.

Em cada uma das escolas participantes, dois grupos de estudantes de cada instituição foram selecionados, em 1º e 2º lugar, para receber premiações pelos projetos desenvolvidos ao longo de um ano, marcando a conclusão do projeto, que teve início em janeiro de 2022. Ao longo de 12 meses, a parceria levou capacitações e mentorias especializadas a mais de 700 alunos de 11 escolas que aderiram ao projeto. Foram desenvolvidas atividades presenciais e virtuais, com conteúdos relacionados ao empreendedorismo como o estímulo à experiência prática de elaboração de projetos sobre modelos e/ou planos de negócios.

Nas 11 escolas, os alunos se dividiram em equipes de 3 a 5 integrantes. Depois, eles precisaram desenvolver um projeto com base em uma problemática existente na comunidade em que vivem. Coordenadora de políticas públicas do Sebrae no DF, Ana Emilia de Andrade, explica que a ideia é que os alunos protagonizem uma mudança e gerem impacto para a sociedade. "Os alunos precisaram propor soluções para as problemáticas identificadas, como a construção de uma quadra de esportes, além de projetos de ajuda social", disse.

Empreendedorismo em ação

Ana Emilia destaca a importância da implementação da educação empreendedora nas escolas, observando que a sociedade é a mais beneficiada com a essa iniciativa. "Empreender é colocar em prática, é transformar. Além de desenvolver competências múltiplas, como a capacidade de aprender, trabalhar em equipe e de se adaptar, essa educação impacta a realidade dos estudantes, da escola e até mesmo da comunidade na qual os alunos estão inseridos", defende.

O próximo passo depois da conclusão e entrega dos projetos é buscar investidores que queiram colaborar. "Cada projeto foi entregue de forma detalhada pelos alunos, que desenvolveram as iniciativas escolhidas de forma espontânea. Dentre essas iniciativas, tivemos algumas com possibilidade real de implementação. Outros, por sua vez, decidiram ir atrás por conta própria", explica a coordenadora.

O evento mobilizou mais de 15 mil estudantes. Cada projeto foi avaliado por uma banca julgadora. Entre os finalistas ficaram, além do Sustentabilidade em ação do CEMI 111, o Marmitas solidárias, do Centro de Ensino Médio 01 de Planaltina.

Equipes vencedoras

O projeto Marmitas Solidárias tem como objetivo implementar um serviço de apoio às pessoas carentes e em situação de rua em Planaltina. Por meio da distribuição de alimentos, os estudantes levam a essas pessoas atenção e dignidade. A entrega de marmitas também é feita a acompanhantes de quem está internado ou aguardando atendimento no Hospital de Planaltina, já que a região abriga diversas pessoas necessitadas.

No CEMI do Cruzeiro, as equipes escolhidas foram a Wannabe, que apresentou um projeto de loja de roupas customizadas, envolvendo a reutilização de roupas usadas com muita criatividade. A aluna Érica Elaine Padilha Alves, 18 anos, conta que a ideia veio de uma colega de turma dona de uma loja de roupas customizadas. "Como ela já tinha essa loja, pensamos em avançar com a ideia e investir", disse.

Para o estudante Gabriel Landim Donadel de Farias, 17, o empreendedorismo é importante por gerar retorno tanto pessoal quanto para a sociedade e o país como um todo. "Incentivar o empreendedorismo nas escolas é uma coisa boa para todos, para crescimento pessoal e, sobretudo, do país", afirma. Os dois alunos destacam que, depois do projeto, conquistaram habilidades como criatividade e noções de investimento.

Ágatha Belém da Silva Carvalho, 17, do CEMI 111 do Recanto das Emas, integrou a equipe Sustentabilidade em ação, que subiu ao mais alto degrau do pódio, com o inovador sistema de reciclagem de resíduos orgânicos obtidos no restaurante das escolas para produção de adubo e fertilizantes naturais. Os alunos desenvolveram o projeto depois de um passeio que fizeram à embaixada da Itália. "Naquele dia aprendemos que todos os resíduos orgânicos produzidos pelos italianos vão para uma composteira e depois são transformados em adubo e fertilizante para uso próprio", lembra Ágatha.

Com o projeto do Sebrae-DF, a equipe passou a produzir adubo e fertilizante com o material descartado na própria escola. A aluna Sara da Silva Santos, 17, observa que ao longo do ano em que trabalharam com o projeto, todos adquiriram habilidades de gerenciamento de empresa e de persuasão devidamente utilizadas para vender o produto. As equipes que ficarem em 1º lugar receberão notebooks. Já as do 2º lugar ganharão tablets. O evento de encerramento ocorreu no auditório do Sebrae-DF, na última quinta.

Algumas das escolas finalistas

 (crédito: Dimmy Falcão/Focus Produção Imagem)
crédito: Dimmy Falcão/Focus Produção Imagem

Wannabe - CEMI Cruzeiro
Wannabe - CEMI Cruzeiro (foto: Dimmy Falcão/Focus Produção Imagem)

CEMI Cruzeiro

1º lugar

Wannabe: Loja de roupas customizadas. Projeto que envolve reutilização de roupas usadas com criatividade.

Tomorrow - CEMI Cruzeiro
Tomorrow - CEMI Cruzeiro (foto: Dimmy Falcão/Focus Produção Imagem)

2º lugar

Tomorrow: Jogo 2D metroidvania com desenvolvimento completo, tendo sua história baseado nas ameaças climáticas e guerra atuais do planeta.

Sustenbalidade - CEM 111 Recanto das Emas
Sustenbalidade - CEM 111 Recanto das Emas (foto: Dimmy Falcão/Focus Produção Imagem)

CEM 111 Recanto das Emas

1º lugar

Sustentabilidade em Ação: Composteira para produção de adubo e biofertilizante baseado no aproveitamento de resíduos orgânicos. O processo possibilita a produção de fertilizante natural para a horta da escola, contribuindo para a eliminação adequada dos resíduos. O produto poderá, ainda, ser comercializado.

Hogwarts - CEM 111 Recanto das Emas
Hogwarts - CEM 111 Recanto das Emas (foto: Dimmy Falcão/Focus Produção Imagem)

2º lugar

Hogwarts: 4 Cell – pequenos consertos, reparos ou configurações em aparelhos ou encaminhamentos a parceiros, com desconto. A proposta permite que problemas de menor complexidade sejam resolvidos rapidamente pelo próprio proprietário do aparelho.

Os amados - CEM Taguatinga Norte
Os amados - CEM Taguatinga Norte (foto: Fotos: Dimmy Falcão/Focus Produção Imagem)

CEM Taguatinga Norte

1º lugar

Os amados: Disponibiliza espaços e equipamentos para práticas esportivas, como aluguel de quadra de esportes em Taguatinga, por meio de reservas feitas pelo site da empresa. No local será possível alugar equipamentos esportivos e contará com estrutura de bar e lanchonete.

Sapuca Aí - CEM 04 de Sobradinho
Sapuca Aí - CEM 04 de Sobradinho (foto: Dimmy Falcão/Focus Produção Imagem)

CEM 04 de Sobradinho

2º lugar

Sapuca Aí: Projeto social que pretende criar um ambiente de ensino nas periferias, a fim de levar cursos gratuitos de dança, artes plásticas, entre outros. Possibilita a geração de empregos, entretenimento e uma rotina de atividades recreativa para os jovens.

 

*Estagiário sob a supervisão de Ana Sá

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