Trabalhadores preferem trabalhar de casa em dias de jogos da Copa do Mundo. De acordo com pesquisa feita pela empresa Robert Half, no LinkedIn, 70% dos profissionais responderam que preferem adotar o chamado home office ou terem horários mais flexíveis no trabalho em dia de jogo da competição. No levantamento, que ouviu 1.877 trabalhadores, 18% responderam que não se importam com a Copa do Mundo.
Além da pesquisa feita no Linkedin, outro levantamento realizado pelo site Empregos.com.br mostrou que os profissionais preferem jornadas mais flexíveis. 44% responderam que preferem ser dispensados mais cedo e 12% gostariam de usar o banco de horas ou tirar folga para assistirem aos jogos do Brasil. Ainda de acordo com a pesquisa, 44% dos trabalhadores preferem ficar na empresa durante os jogos. Outros 22% responderam que gostariam de trabalhar normalmente e 22% preferem assistir aos jogos com os colegas na empresa. O relatório produzido pelo Empregos.com.br consultou 5,8 mil profissionais.
Negociação é a alma do jogo
Neste caso, o importante é a negociação entre funcionários e patrões. Isso porque os dias de jogo da Seleção Brasileira são turnos normais de trabalho. Uma forma de negociar é por meio da compensação de horário, já que podem haver conversas para que o trabalhador assista aos jogos e prorrogar por mais tempo o período de trabalho.
Caso não haja acordos, o funcionário não deve faltar o ofício para assistir aos jogos. Se houver esta situação, o dia pode ser descontado do salário no final do mês. Além disso, a empresa ainda pode aplicar uma advertência caso o profissional falte de forma injustificada.
Programação
Após negociar com os patrões, os trabalhadores já podem se programar para acompanhar, ao meio-dia desta sexta-feira (9/12), o jogo do Brasil contra a Croácia, pelas quartas de final da Copa do Mundo. Caso a Seleção canarinha conquiste a vitória, os jogadores comandados por Tite vão enfrentar o vencedor da partida entre Holanda e Argentina.
Newsletter
Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.
Cobertura do Correio Braziliense
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!
Saiba Mais
- Esportes Bichanos na Copa: população de gatos no Catar é quase igual a de humanos
- Esportes Repórter de Casimiro na Copa, Defante lança 'corte do Ronaldo invertido'
- Esportes Deputada quer declarar Messi 'persona non grata' no México
- Esportes Ídolo da Argentina condena atitude de Cristiano Ronaldo na Copa