A segunda edição do “Reconecta”, de âmbito nacional, promovido pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), terá a oferta de mais de 3.183 mil vagas de empregos destinadas a pessoas com deficiência em todo o país. O evento de âmbito nacional e regional será realizado de forma híbrida e acontecerá nos dias 20 e 21 de setembro. Cabe ressaltar que o prazo para realizar o cadastro já foi encerrado na última quinta-feira (15/9).
O evento possui o intuito de promover a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho, além de debater a temática. Dentre as ações desenvolvidas por ele é a divulgação, por empresas, de oportunidades de emprego. As vagas e a programação completa estarão disponíveis no site do Reconecta.
Neste ano, 12 Procuradorias Regionais do Trabalho do MPT participam do Reconecta. A programação contará com palestras, conferências e debates e eventos presenciais e remotos desta edição, sendo dividida em “atividades nacionais" e "regionais”. Em relação à transmissão, será por meio de salas simultâneas no portal do evento. Ademais, toda a programação contará com recursos de acessibilidade, como libras, legendas e audiodescrição.
Esta edição contará com a participação de procuradores e procuradoras do Trabalho, auditores e auditoras fiscais do Trabalho, além de especialistas e representantes de outras instituições públicas e privadas. Entre os temas abordados estão acessibilidade, cota legal, adaptação razoável, discriminação, entre outros.
A conferência de abertura abordará o tema A avaliação biopsicossocial da deficiência na vida da pessoa com deficiência. Ela será proferida pela auditora fiscal do trabalho e médica Lailah Vasconcelos de Oliveira Vilela.
Saiba Mais
A mesa de abertura do evento contará com a presença do procurador-geral do Trabalho, José de Lima Ramos, da vice-procuradora-geral do Trabalho, Maria Aparecida Gugel, da coordenadora nacional de Promoção de Igualdade de Oportunidades e Eliminação da Discriminação no Trabalho, Adriane Reis, além de representantes de instituições parceiras.
“O Reconecta é um importante evento para o Ministério Público do Trabalho porque reúne pessoas com deficiência, trabalhadoras e trabalhadores, e empresas comprometidas com a inclusão desses trabalhadores nos seus ambientes de trabalho, ambientes esses que são acessíveis e inclusivos”, salienta a vice presidente da Procuradoria Geral do Trabalho (PGT), Maria Aparecida Gugel.
Segundo a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), coordenada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mais de 17 milhões de pessoas no Brasil têm algum tipo de deficiência. Para a Coordenadoria de Promoção da Igualdade de Oportunidades e Eliminação da Discriminação no Trabalho (Coordigualdade), Adriane Reis, o evento possui o potencial de divulgar informações sobre os direitos das pessoas com deficiência, sobretudo relacionados à profissionalização e ao trabalho e também de aproximar empregados e empregadores por meio da oferta das vagas.
Projeto Reconecta surgiu em 2018 com o objetivo de efetivar a Lei nº 8.213/91, conhecida como Lei de Cotas. Ele foi lançado pelo MPT no Espírito Santo (MPT-ES) e promoveu um ambiente de intensa imersão ao mundo das pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida, contribuindo na na ampliação do debate sobre inclusão e acessibilidade. Só a partir de 2020 que a iniciativa tornou-se nacional.
Saiba Mais
- Diversão e Arte Deborah Secco se assume bissexual: "Eu sou livre, gosto de pessoas"
- Diversão e Arte Woody Allen nega que pretende se aposentar após próximo filme
- Economia Safra brasileira 2022/23 de milho avança 5% em relação ao ano passado
- Ciência e Saúde Embolização pode ser alternativa para preservar o útero
- Blogs Redirect DF ALERTA - Falso reciclador de lixo comanda boca na UNB
- Brasil De cueca, advogado corre atrás da mulher e a arrasta na rua
*Estagiária sob supervisão de Pedro Grigori