Agricultora aposentada, ex-babá, ex-cozinheira e mãe de quatro filhos, a potiguar Maria Lúcia Pereira, 58 anos, virou fenômeno nas redes sociais ao compartilhar a vida exatamente como ela é. Em meio a conteúdos que fabricam a ilusão de uma vida perfeita, ela faz sucesso mostrando a vida real em formato de vlog. A "influencer da roça", como ficou conhecida, acumula mais de três milhões de seguidores em suas redes. Na cidade de Riachuelo, no interior do Rio Grande do Norte, exibe sua rotina de acordar cedo, cozinhar, alimentar seus animais e cuidar da casa. Para ela, o segredo para ter viralizado tanto é o sorriso no rosto. "As pessoas acham legal mostrar o dia a dia, a vida simples, com alegria, vendo sempre o lado positivo de tudo, sem reclamar", diz.
Nascida em Caiçara do Rio do Vento, no Rio Grande do Norte, Maria Lúcia lembra a época em que morou em Natal e em São Paulo. Conta que gosta dos centros urbanos, mas prefere morar na área rural. "Estou sempre voltando para a roça, para as minhas raízes", afirma. Ela explica que quem começou a postar foi sua filha. "Ela teve a ideia de comprar uma sobremesa e fazer um vídeo para mostrar aos irmãos." Pensando estar fazendo um vídeo para os filhos, Maria Lúcia se assustou quando, 24 horas depois, se deparou com mais de cem seguidores em seu perfil.
Os vídeos de Maria Lúcia ganharam visibilidade nacional de forma rápida. Com quase um ano de postagens — a primeira foi em outubro de 2021 —, os conteúdos começaram a dar retorno financeiro. "Eu estou caindo na real, vendo que dá pra viver das redes sociais."
A experiência com as redes ensinou Maria Lúcia que ser genuíno pode levar qualquer um longe. E até arrisca dicas para quem sonha em trabalhar com a internet. "As pessoas gostam da realidade. Tem gente que já me viu pessoalmente e diz que eu sou igualzinha aos vídeos. Não sou de maquiagem, de filtro. Sou a mesma Maria dos vídeos."