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ARTIGO

Os 12 trabalhos e desafios do corretor de imóveis e como vencê-los

No Mês do Corretor de Imóveis, especialista dá dicas sobre como antecipar desafios e traçar estratégias

Agosto é o Mês do Corretor de Imóveis, efeméride comemorada oficialmente no dia 27. A profissão está em alta no mercado: entre 2020 e 2021, a base de profissionais distribuídos no Brasil saltou de 390 mil para 430 mil, expansão de 10,5% segundo dados do Conselho Federal de Corretores de Imóveis (Cofeci). O crescimento se deve ao aquecimento do setor nos últimos anos, que surfou com as baixas taxas de juros. O cenário futuro, porém, é uma incógnita, e os corretores que quiserem ter sucesso devem antecipar os desafios e traçar estratégias para vencê-los.

Listamos, aqui, os 12 trabalhos do corretor de imóveis e algumas rápidas dicas de como realizá-los. Não é preciso ser um Hércules para dar conta do recado. Basta ter foco, proatividade e persistência.

  • 1. Invista em capacitação profissional. Domine conhecimentos específicos do trabalho, como as regras dos financiamentos bancários e das transações imobiliárias. Busque fontes seguras e confiáveis para se manter atualizado.
  • 2. Alie-se à tecnologia. Em vez de rivalizar com o corretor de carne e osso, as novas tecnologias são muito úteis para ajudá-lo, tanto no processo de qualificação quanto nas transações imobiliárias em si. A plataforma Homer, por exemplo, disponibiliza ferramentas como o Homer Educa, com conteúdos multimídia educativos, e possibilita ao corretor criar sua própria vitrine digital de imóveis, com fotos em alta resolução.
  • 3. Desenvolva o marketing pessoal. Para prospectar clientes, invista em uma imagem que transpareça confiança e conhecimento no setor imobiliário. Aproveite as redes sociais para isso – mas cuidado com o overposting.
  • 4. Vá até o cliente, onde ele estiver. A digitalização do mercado imobiliário não significa abandonar as estratégias presenciais. Mapeie eventos com potencial presença de clientes que são seu público-alvo e marque presença neles.
  • 5. Valorize a escuta ativa e o atendimento humanizado. Procure entender os anseios do cliente e o que o motivam a alugar ou adquirir determinado imóvel. Além de ser um diferencial, isso vai facilitar o trabalho e economizar tempo de visitas infrutíferas.
  • 6. Conheça profundamente os imóveis e sua região de atuação. Mantenha-se informado em detalhes sobre os produtos que comercializa, como metragem do imóvel, diferenciais do condomínio, prós e contras da localização e serviços da vizinhança. São fatores decisivos para o cliente fechar a compra.
  • 7. Seja ágil no fechamento de contratos. Evite perder tempo precioso sabendo de antemão todos os trâmites necessários para efetivar a negociação, como documentação e processos legais.
  • 8. Fidelize clientes. O freguês bem atendido volta e indica outros nomes. Por isso, não deixe de atender as ligações do cliente ou de responder seus e-mails depois de fechar a venda. Na entrega das chaves, procure-o para parabenizá-lo e mantenha-se sempre disponível.
  • 9. Desenvolva parcerias de trabalho. Conecte-se com outros corretores. Você pode não ter o imóvel ideal para determinado cliente, mas seu amigo, sim – e vice-versa. O Homer fornece essa rede de parcerias gratuitamente em todo o país e ainda garante comissão para quem fizer a indicação.
  • 10. Organize seu tempo. Tome cuidado para não se perder entre tantos clientes e visitas agendadas. Faça uma agenda semanal e revise a programação diariamente. Aplicativos de autogestão podem ajudar a se planejar melhor. Importante: deixe alguns horários vagos para as demandas e imprevistos que certamente vão surgir.
  • 11. Cuide da saúde mental. O trabalho do corretor é naturalmente competitivo e pode exigir muitas horas de trabalho, inclusive em fins de semana. Desenvolva o autocontrole emocional e drible a pressão com momentos de qualidade de lazer off-line. Caso julgue necessário buscar ajuda psicológica, não hesite.
  • 12. Gerencie suas finanças. Tenha em mente que sua remuneração varia conforme as vendas. Para não se deixar engolir pelo orçamento mensal, tenha sempre uma reserva para cumprir as despesas fixas.

* Lívia Rigueiral tem uma década de experiência no mercado imobiliário. É CEO e cofundadora da startup Homer, plataforma que cria soluções tecnológicas para facilitar o dia a dia dos corretores