Eu, Estudante

Escolha da carreira

Dicas para não errar na hora de definir a escolha da profissão

Especialistas dão dicas de como evitar erros na hora de tomar essa tão difícil decisão. Confira os acertos e erros mais comuns

Grande parte das pessoas escolhe uma faculdade ou segue uma profissão com a qual não se identifica realmente porque é obrigado a tomar essa decisão de forma subjetiva, sem conhecer concretamente o caminho que optou. Entretanto, uma das preocupações é que, apesar do jovem criar o seu projeto de vida, ele ainda não tenha acesso ao cardápio grande de possibilidades que é o mercado de trabalho atual, que se renova a cada ano com novas possibilidades com a modernização das áreas. Veja quais são os acertos e erros mais comuns na escolha da profissão.

Acertos

Busque autoconhecimento

  • Use a internet ao seu favor, pesquise sobre ônus e bônus das suas possibilidades, e principalmente, pesquise possibilidades.
  • Conecte pessoas, busque profissionais da sua área de interesse para trocar idéias
  • Coloque tudo no papel. Escreva sobre suas expectativas, suas primeiras impressões de cada possibilidade,  pesquisas e conexões.
  • Faça você a SUA escolha, não deixe que alguém faça isso por você.

Erros 

Definir a profissão cedo

Escolher sua carreira sem ao menos experimentar. Afinal, na vida, antes de comprarmos um carro, fazemos o test drive, antes de casarmos, namoramos; antes de ler um livro, conhecemos o prefácio, enfim, experimentamos sempre para aumentar significativamente o nosso conhecimento e potencializar a assertividade na escolha.

Escolher a carreira por meio da imposição dos pais

O ser humano é único e irrepetível. É muito comum vermos jovens tomando decisões de carreira influenciados pelos familiares próximos, com base em opiniões alheias. Para escrever os capítulos mais relevantes de nossas vidas, por que não utilizar ferramentas que geram dados para vermos onde nossas habilidades e competências melhor se adaptam?!

Escolher a profissão sem ajuda de especialistas e profissionais da área

Entenda que, sozinho, a escola não irá te oferecer todos os requisitos necessários para sua realização profissional. Desenvolver a autoconfiança e não ter medo de arriscar é fundamental para que você transforme seu potencial intelectual em alta performance profissional. Força de vontade e perseverança até alcançar seus objetivos.

Não identificar o seu propósito

Encontre seu propósito, identifique sua vocação. Quanto antes descobrir o que você vai fazer, porque fazer e como fazer, seu engajamento para alcançar seus objetivos aumentará exponencialmente, assim como sua probabilidade de construir uma carreira de sucesso.

Focar apenas na remuneração

Não foque apenas na remuneração. É importante procurar uma profissão que também te preencha por dentro, indo de encontro com seus valores pessoais e culturais.

Fontes: Jésica Santos Souza/Leonardo Libman