Estudantes que cursaram o ensino técnico relatam que a experiência foi decisiva para ingressar no mercado de trabalho, encarar concursos públicos com mais tranquilidade e seguir na vida acadêmica. Para professores que atuam em instituições que oferecem cursos profissionalizantes atrelados ao ensino médio, além de garantir uma visão mais ampla de carreira, a formação técnica amplia as potencialidades de cada indivíduo.
Daianne Costa, 18 anos, é exemplo de estudante que soube aproveitar as várias possibilidades que o ensino técnico pode proporcionar. Ela estudou no câmpus de São Sebastião do Instituto Federal de Brasília (IFB), onde, além do ensino médio, fez o curso técnico de administração.
“Sempre achei que fosse melhor para a minha carreira”, relata Daianne, revelando ter optado pelo curso por influência da mãe, formada em Recursos Humanos. Ainda na escola, Daianne conseguiu uma vaga de estágio na Novacap, onde trabalha até hoje na área administrativa.
Daianne conta que a entrada no mercado foi importante para seus planos de carreira. Ela quer tentar concurso público, e diz que o ensino técnico foi fundamental para adquirir experiência necessária para encarar os exames.
Mesmo já trabalhando na área e buscando concursos, Daianne ingressou na faculdade. Cursa administração e conta que os estudos no Instituto Federal de Brasília (IFB) a ajudaram a trilhar este caminho.
Assim como Daianne, Dimitri Gabriel Chaves, 19, também teve a oportunidade de entrar cedo no mercado de trabalho por conta do ensino técnico, assim como obter melhor preparo para o superior. Ele cursou eletromecânica, também no IFB, no câmpus de Taguatinga.
“Muitas vivências que passávamos no IFB eram iguais as do mercado de trabalho”, afirma. Dimitri conta que teve muita liberdade para criar projetos na instituição, e isso colaborou para que tivesse uma melhor preparação para o emprego.
Pouco antes de se formar, Dimitri conseguiu uma vaga de estágio em uma empresa fabricante de máquinas siderúrgicas. Ele lembra que essas vivências foram de extrema importância para sua formação. “Eu devo tudo ao ensino técnico. Sem ele, não teria conseguido sequer me colocar no mercado de trabalho”, conta.
Depois de meses estagiando, Dimitri foi contratado e teve sua carteira assinada, o que alavancou sua autoestima e carreira, já que contribuiu para que se colocasse em outra empresa, com salário melhor.
Como tinha vontade de se aprofundar ainda mais na área mecânica, Dimitri também quis cursar uma faculdade e conseguiu ingressar na UnB em Engenharia Mecânica, onde estuda atualmente.
Ele não só deseja atuar no processo de fabricação das máquinas, como também na criação e planejamento de equipamentos modernos, experiência já vivida, justamente por conta dos seus projetos no IFB.
Com a palavra, os professores
Segundo Veruska Machado, professora e gestora de ensino do IFB, na sociedade atual o ensino técnico é de extrema importância para a formação de profissionais. “A gente não só se preocupa com o trabalho a ser exercido, mas com o cidadão que vai exercer as funções. Os estudantes precisam entender não só o que fazer, mas por que, para que e como fazer”, diz. Para ela, o ponto chave do sucesso do ensino técnico na preparação de jovens é a dupla capacitação, tanto para o mercado de trabalho quanto para entrar no ensino superior de forma mais amadurecida.
Ela avalia ainda que a formação técnica fornece uma visão mais ampla de carreira, oferecendo maior leque de opções. A professora conta que o curso técnico integrado ao ensino médio faz com que os jovens explorem suas potencialidades, justamente para que não fiquem presos à ideia do trabalho como uma necessidade financeira, mas também uma oportunidade de ascender socialmente.
Mesmo com os planos do Novo Ensino Médio de oferecer o ensino técnico em todas as escolas do país, Veruska ainda tem preocupações quanto à forma que esse processo será efetivado. Segundo ela, o grande risco reside no fato de o ensino ficar restrito à técnica por si só, e de não apresentar uma base sólida para este aprendizado. Para ela, o modelo de ensino ofertado nos institutos federais poderia ser adotado pelas escolas, além de ser mais divulgado pelas secretarias de educação do país.
Paulo Cabral, professor de agronomia e agroecologia no câmpus Planaltina do IFB, afirma que o baixo número de alunos matriculados em escolas de ensino técnico ocorre também pelo estigma de que o ensino superior é a única forma de se qualificar para o mercado.
Assim como Veruska, ele tem preocupações em relação à forma como o ensino técnico será lecionado na proposta do Novo Ensino Médio. “Com a nova proposta, o ensino fica só na técnica pela técnica, e não a técnica aplicada à uma formação crítica, reitera.
ONDE ESTUDAR
Centro Cenecista de Educação Profissional Felipe Tiago Gomes (CNEC)
Situado na Asa Norte
Site: colegios.cnec.br/brasilia
Telefone: 3272-3233
Centro Educacional 02 do Cruzeiro (CED 02 - Cruzeiro)
Situado no Cruzeiro Novo
Telefone: 3234-4492
Centro Educacional D’Paula (Cedep)
Aulas à distância
Site: www.eadcedep.com.br
Telefone: 3349-5592
Centro Educacional Irmã Maria Regina Velanes Regis
Situado na DF 430 Rodeador, Brazlândia
Telefone: 3501-0113
Centro Educacional Stella dos Cherubins Guimarães Trois
Situado no Setor Tradicional, Planaltina
Telefone: 3388-7930
Centro de Educação de Jovens e Adultos da Asa Sul (CESAS)
Situado na Asa Sul
Telefone: 3901-2605
Centro de Educação de Jovens e Adultos e Educação Profissional a Distância de Brasília (CEJAEP EaD)
Aulas à distância
Site: cejaep.se.df.gov.br/
Telefone: 3901-7952 (ramal 3)
Centro de Educação Profissional Articulado do Guará Teresa Ondina Maltese (CEPAG)
Situado no Guará II
Site: www.cepag.se.df.gov.br/
Telefone: 3901-6653
Centro de Ensino Médio Escola Industrial de Taguatinga (CEMEIT)
Situado em Taguatinga Norte
Telefone: 3901-8206
Centro de Ensino Médio Integrado do Cruzeiro (CEMI - Cruzeiro)
Situado no Cruzeiro Velho
Telefone: 3901-7790
Centro de Ensino Médio Integrado do Gama (CEMI - Gama)
Situado no Setor Oeste do Gama
Site: www.cemigama.org.br/
Telefone: 3901-8250
Centro de Ensino Tecnológico de Brasília (Ceteb)
Situado na Asa Sul e Taguatinga
Site: www.ceteb.com.br
Telefone: 3218-8300
Centro Técnico Lina Oliveira
Situado na Asa Sul
Site: www.linaoliveira.com
Telefone: 97401-1441
Escola de Música de Brasília (EMB)
Situada na Asa Sul
Site: www.emb.se.df.gov.br
Telefone: 3901-6760
Escola Técnica de Brasília (ETB)
Situada em Águas Claras
Site: www.etb.com.br
Telefone: 3901-6767
Escola Técnica de Brazlândia (ETBraz)
Situada na Vila José
Email: etbraz@edu.se.df.gov.br
Escola Técnica de Ceilândia (ETC)
Situada em Ceilândia Sul
Site: etcdf.com.br
Telefone: 3901-7545
Escola Técnica de Planaltina (ETP)
Situada entre as Avenidas Controno e Independência
Site: www.etecsaude.com.br
Telefone: 3244-0356
Instituto Federal de Brasília (IFB)
Campus na Asa Norte, Ceilândia, Estrutural, Gama, Planaltina, Recanto das Emas, Riacho Fundo, Samambaia, São Sebastião e Taguatinga
Site: www.ifb.edu.br
Telefone: 2103-2100
Instituto Monte Horebe
Unidades na Asa Sul e em Planaltina
Site: institutomontehorebe.com.br
Email: atendimento@montehorebe.com.br
Instituto Técnico de Educação de Brasília (Iteb)
Unidades na Asa Sul e em Sobradinho
Site: www.itebdf.com.br
Telefone: 3485-1515
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac)
Unidades na Asa Sul, Ceilândia, Gama, Sobradinho e Taguatinga
Site: www.df.senac.br
Telefone: 3313-8877
Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai)
Unidades em Brazlândia, Gama, Setor de Indústrias Gráficas, Sobradinho e Taguatinga
Site: www.sistemafibra.org.br/senai
Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat)
Situado em Samambaia Norte
Site: www.sestsenat.org.br/brasilia
Telefone: 3458-9200
Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar)
Situado na Asa Sul
Site: www.senardf.org.br
Telefone: 3047-5406
*Estagiário sob supervisão de Ana Sá