Pedagogia

Paixão e garra para lecionar

Mulheres mostram que têm mais inclinação para atuar em salas de aula

EuEstudante
postado em 27/02/2022 06:00 / atualizado em 27/02/2022 06:00
Izabella Moreira se inspirou no pai para ser pedagoga -  (crédito: Arquivo pessoal)
Izabella Moreira se inspirou no pai para ser pedagoga - (crédito: Arquivo pessoal)

Recém-formada em pedagogia pela Universidade Paulista (Unip), Izabella Moreira, 22 anos, comprova que, em tudo, sempre há “um outro lado da moeda”. Ela conta que a opção pelo magistério veio por influência da família. Seu pai, além de ser professor, é diretor de uma escola no Cruzeiro, em Brasília.

“Quando era pequena, sempre fui para a coordenação da escola e acompanhava de perto as reuniões de conselho”, lembra a professora. “Cresci em ambiente escolar. Para mim, é um caminho natural”, diz. “Além do exemplo do meu pai, encaro o magistério como uma oportunidade de transformar a realidade do país. Esse poder de transformação sempre me encantou e me levou a querer ser professora”, conta.

Durante um ano, após se formar, Izabella fez estágio em uma creche. Em seguida, foi contratada em uma escola do ensino fundamental, onde atuou no apoio pedagógico e disciplina, além de ter sido educadora social. Atualmente, ela espera ser convocada pela Secretaria de Educação, por contrato temporário. “Pedi para atuar no Plano Piloto, como professora de atividades”, conta.

“Pelo meu núcleo familiar, sempre fui incentivada a fazer pedagogia, mas escutava de algumas pessoas que eu era muito inteligente e podia fazer outra coisa. A maioria das pessoas acha que é fácil ser professor”, relata.

A desvalorização da profissão é uma questão que preocupa a nova professora. Para ela, não só o governo, mas a população em geral não valoriza o profissional de ensino. Izabella relata situações no próprio local de trabalho, onde não é bem atendida pelos próprios colegas. “É uma questão cultural. A gente percebe a desvalorização a partir das classificações de ocupação. Para a Secretaria de Educação, por exemplo, não sou pedagoga, apenas uma professora de atividades”, diz.

Daniela Pereira, 24 anos, é outro exemplo de determinação. Ela conta que sua primeira opção de curso foi psicologia, mas obteve uma bolsa de estudos para pedagogia e reviu suas preferências. “Comecei, então, a pesquisar sobre o curso e me encantei. No meu primeiro semestre, consegui um estágio no colégio Sagrado Coração de Maria, no maternal, com crianças com deficiência. Minha paixão foi imediata”, diz.

Ela lembra que, logo no início, um aluno com deficiência auditiva despertou sua atenção. “Quando eu cantava, ele dançava, e isso me emocionou bastante. Fui, então, estudando, investigando mais essa área. A mãe dele fez um livro, e ele me deu de presente. Tive naquele momento a certeza de que poderia, sim, fazer diferença na vida das pessoas em uma sala de aula”, relata.

Daniela recorda, ainda, que sua escolha pela profissão a motivou a conhecer cada dia mais a prática de perto, saber como poderia ajudar os outros. Daniela se considera “sortuda”, pois, desde cedo, conseguiu estágios em escolas de grande porte. Logo depois de sua primeira experiência, foi para o Colégio Mackenzie, onde lecionou língua portuguesa e inglesa.

“Não cheguei a entregar meu currículo e já fui chamada para trabalhar em uma escola. Eu me formei e 15 dias depois fui contratada em uma escola”, conta, ponderando que seu primeiro emprego, após formada, foi um pouco frustrante. “Por estar em uma escola particular, esperava pelo menos um pouco de reconhecimento, o que não aconteceu”, lamenta.

As frustrações, no entanto, não duraram muito tempo para Daniela, pois, neste ano, ela foi convocada para uma organização não governamental em São Sebastião, local onde reside. O seu trabalho, atualmente, é acompanhar pessoas de baixa renda, principalmente crianças e adolescentes, de 6 a 22 anos, juntamente a um psicólogo e educador social.

“As pessoas veem a profissão do professor e também o ensino como uma área muito rebaixada. Quando você senta em uma mesa com advogados, arquitetos, psicólogos, eles não dão atenção para relatos sobre sua carreira”, afirma.

Segundo ela, a profissão é desvalorizada a começar pelo salário. “Há uma diferença muito grande de remuneração entre a área particular e a pública. E o trabalho é quase nos mesmos níveis. Escolas particulares ainda remuneram um pouco mais.”, diz.

Daniela diz que chega a chorar quando pensa no quanto a remuneração de professores é baixa
Daniela diz que chega a chorar quando pensa no quanto a remuneração de professores é baixa (foto: Arquivo pessoal)

“Falar de salário é até difícil para mim, porque eu fico muito triste. Já chorei bastante em relação a isso. A gente trabalha muito, damos o nosso melhor para receber tão pouco”, pontua. “Nunca pensei em ser professora, mas, agora, não me vejo fazendo outra coisa”, afirma a pedagoga.

Desvalorização

Recém-formada, Michelle Ribeiro, 24 anos, escolheu pedagogia porque acredita que a educação pode, de fato, mudar as pessoas e a sociedade. “Eu acredito que o processo de ensino e aprendizagem é incrível, pois tanto quem ensina quanto quem aprende recebe muitas experiências, trocamos muitas vivências. Além do amor e carinho que recebemos”, afirma.

Para ela, a sociedade enxerga o professor de forma desvalorizada, apesar de ser uma profissão que forma tantas outras. “Meu desejo era estar na escola pública para realmente ver, na prática, as duas realidades das escolas no ensino”, diz. Segundo ela, quando há amor e carinho no que se faz, o ofício se torna mais fácil.

“Tive dois anos de experiência no Mackenzie e no programa bilíngue. Trabalhei um pouco com crianças da educação infantil e, na maior parte do tempo, com o primeiro ano do ensino fundamental”, conta. A pedagoga, no entanto, confessa que seu maior desejo era atuar na escola pública.

A escolha pelo curso, prossegue, não veio de forma fácil. Ela cogitou, inclusive, medicina antes de chegar à pedagogia. “Agora, ver esse trabalho de perto e o tanto que os alunos sentem falta, o reconhecimento dos pais e da equipe pedagógica, não há nada que pague”, celebra.

Amor pela educação

Também recém-formada, Isa Gedrinn, 25 anos, confessa ter optado pela pedagogia por sempre ter tido muito amor pela educação. Inicialmente, ela queria fazer história, mas não abriu mão de sua paixão pelo processo educativo, sobretudo da educação básica. Segundo a pedagoga, quem é professor sabe a emoção de ajudar uma criança a ler, a escrever, a descobrir o mundo.

“Minha avó era professora e sempre me contava as histórias de como era esse ambiente. Por isso, toda a vida tive muita curiosidade. Diferentemente de mim, minha avó ensinava, na Paraíba, pessoas jovens e adultas. E foram inúmeras as pessoas que ela ajudou a concluir o supletivo, pois no Nordeste há essa carência”, pontua.

Ela entende que a forma como a sociedade enxerga o professor desvaloriza a carreira e também a educação. Isa conta que há crianças do ensino integral que passam a maior parte do tempo com os professores, e não com os pais. “O professor ajuda nesse processo e a família tem que andar de mãos dadas, o que não acontece na maioria das vezes”.

No ensino médio, ela entendeu o quanto gostava de crianças, passando, então, a se interessar mais pela educação infantil. “Desde então, quis ser professora de crianças. Embora eu tenha outros caminhos, a pedagogia foi o que realmente me conquistou”, declara.

Salário mínimo

Camila Taveira, 24 anos, ainda está finalizando o curso de pedagogia na Universidade de Brasília. No entanto, está morando neste momento nos Estados Unidos. O salário que ela recebia era tão baixo e a rotina, tão desgastante, que a jovem tomou a decisão de ser Au Pair no país norte-americano. Au Pair é uma expressão francesa para quem faz intercâmbio cultural para ser fluente em uma língua em troca de cuidar de crianças.

Em razão de o seguimento da jovem ser o de educação bilíngue, esse trabalho ficou ainda mais facilitado. De acordo com ela, a educação infantil tradicional paga mal. “É um salário mínimo, e acabou”, conta. “Com os preços das coisas subindo, fica muito complicado trabalhar o dia inteiro para receber tão pouco. As professoras precisam pegar uma turma de manhã e à tarde para conseguirem se sustentar, fora o trabalho do fim de semana, porque precisa ter planejamento. Tudo isso só para conseguir sobreviver, sabe? É um trabalho bem ingrato”, desabafa.

Segundo ela, a principal questão é a quantidade de trabalho em comparação com a remuneração recebida. É desproporcional, na visão de Camila. “Você não se sente bem remunerado para o tanto de coisa que precisa fazer”, diz.

“Vim ser Au Pair nos Estados Unidos porque não aguentava mais, trabalhei três anos em escola e já me senti muito exausta”, afirma. Ela diz que ainda tem contato diário com crianças, algo que ela aprecia muito.

Outro ponto para o qual Camila chama a atenção é o fato de a carreira não ter um conselho regional para regulamentação. Para ela, essa é a primeira mudança que deveria ocorrer. “Qualquer um pode ser professor”, diz. Os exemplos que ela dá são da formação de magistério e letras, segundo ela, há diversos professores que não são pedagogos alfabetizando crianças e ocupando esses cargos.

Apesar de haver o sindicato, ela afirma que, na questão desses direitos específicos, somente um conselho poderia resolver. O segundo ponto é o piso salarial que precisa ser aumentado. “Tenho uma amiga que ganha um salário mínimo, e aí tem que morrer de trabalhar para pagar as contas”, conta.

Mais respeito

No ensino médio, Rodrigo Rafik, 17 anos, diz que para a carreira de professor se tornar atraente, principalmente para pessoas da idade dele, é necessário que se tenha mais respeito, “assim como ocorre em países como o Japão”, ele cita. No país asiático, segundo ele, professores são tratados com muita importância. “Mas, infelizmente, como a gente sabe, o respeito é uma questão que vai bem mais fundo que apenas uma escolha de profissão, é um problema social que temos em nosso país”, diz.

O estudante diz que pretende seguir algum curso de engenharia, provavelmente computação ou software, por se interessar bastante por programação. “Desde pequeno tenho facilidade para mexer com computadores”, conta.

Para ele, se tornar professor, por exemplo, seria importante receber até mais incentivo. “Costumam colocar algumas frases na nossa cabeça desde cedo, como se você virar professor, vai passar fome”, diz. Ainda assim, o jovem diz que “sem dúvida nenhuma” a profissão é a mais importante que existe, apesar de não receber o devido valor. Na opinião de Rodrigo, educar é uma responsabilidade enorme.

 

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