Os editais de concurso são grandes e complexos. Muitos deles têm cerca de vinte disciplinas ao mesmo tempo. "Não basta só ler a matéria e fazer questões", afirma Rodrigo Brasil, técnico-administrativo da Terracap. Na sua visão, é preciso reter quantidades absurdas de conteúdos para aplicar em somente cinco horas de provas.
Muitas vezes, um candidato estuda durante anos para aplicar todo esse conhecimento em horas que passam rápido demais. Estando ali, prestes a fazer alguma prova, a concentração e a calma são essenciais para a aplicação correta do que foi aprendido com muito esforço.
"É preciso lidar com estudos de forma profissional para obter alto rendimento e há detalhes cruciais que fazem toda a diferença nessa preparação", explica Rodrigo Brasil. Segundo ele, durante a preparação do curso, ele e seu parceiro Carlos Cavalcante, foram percebendo os gargalos do curso e moldando a estrutura conforme necessidade.
Fazer um curso baseado somente em mapas mentais não seria suficiente, portanto, ambos acharam melhor planejar um curso completo baseado na jornada inteira que o concurseiro, obrigatoriamente, precisa passar.
O propósito final do curso é trazer todas as informações necessárias para quem quer se tornar um concurseiro de alto desempenho nos concursos públicos. "Tendo como ênfase, o uso de mapas mentais como principal ferramenta de estudo. Quando o aluno aprende a criar seus próprios mapas mentais, eles podem usá-los de forma adequada em uma prova, além de garantir um quadro competitivo.
"Queremos ajudar o aluno a organizar um cronograma eficiente de estudos de forma a facilitar a jornada até a aprovação. O curso é voltado tanto para quem está iniciando nos concursos, como para quem já estuda há um tempo e busca um diferencial competitivo", conta.
Na hora de estruturar o curso, eles dividiram o conteúdo em 22 duas vídeo aulas, além de outros arquivos complementares. O primeiro e-book é acessível e está disponível em www.mapeou.com. Nele, estão abordadas a escolha do cargo público, principais técnicas e ferramentas de estudo, organização da rotina de estudos, técnicas de memorização, estratégia de prova, elaboração de recursos e etc.
Os mapas mentais, que são o núcleo do curso, esses, eles explicam em maior profundidade. Há um ensino da teoria por trás e um estudo de caso pormenorizado, no qual se demonstra o passo a passo da elaboração do mapa mental de um caso concreto.
Rodrigo Brasil, 31 anos, é técnico-administrativo da Terracap, empresa pública do Distrito Federal. Graduado em engenharia elétrica na Universidade de Brasília (UnB), ele tem duas pós-graduações: uma em controladorias públicas e outra em direito administrativo e gestão pública.
Juntos, Rodrigo e Carlos têm mais de oito anos de experiência em concursos públicos e utilizaram, durante esse processo, técnicas e processos que foram aprimorados ao longo da jornada. E os métodos funcionam, porque em cinco concursos, no Distrito Federal, Rodrigo se deu muito bem. No certame da Terracap, para o cargo de técnico-administrativo, no do Conselho Federal de Serviço Social, para o cargo de analista e no vestibular de engenharia elétrica da Universidade de Brasília ele ficou em primeiro lugar. No concurso do Serviço de Limpeza Urbana do DF ele passou para o cargo de contador em segundo lugar, e no da Infraero, no cargo de engenheiro eletricista, ele ficou em quarto lugar.
"Nós começamos o projeto do curso de técnicas para concursos a partir de demandas de pessoas que conhecíamos e perguntavam o que tínhamos feito para passar nos concursos", conta. Segundo ele, foram concursos concorridos e difíceis, em um cenário atual em que os concursos têm um nível de cobrança elevadíssimo.
>> INSERT
Mapas mentais são esquemas criados, facilmente visualizáveis, e capazes de serem aprendidos e decorados de maneira mais ágil.