O programa Oportunidades Acadêmicas faz parte da EducationUSA, apoiado pelo Departamento de Estado dos EUA. A ação dá suporte e orienta jovens de várias partes do mundo para que consigam realizar os estudos no país. A iniciativa é voltada para cursos de graduação, com estudantes com recursos limitados. Mas além do apoio financeiro, como bolsas de estudo, também oferece acompanhamento psicológico e acadêmico em todos os tipos de formação e outras orientações fundamentais para o período de transição e adaptação dos jovens durante a estadia no país estrangeiro.
O programa existe há 15 anos e levou centenas de jovens para os Estados Unidos. Alguns terminaram seus estudos e voltaram para casa, outros ainda estão no processo, situados em diversas universidades, inclusive nas que compõem a chamada Ivy League, mundialmente prestigiadas e reconhecidas como as melhores do país, a exemplo de Harvard, Yale, Dartmouth e Brown.
Jefferson Couto, um dos coordenadores do programa, atribui o feito ao engajamento dos profissionais, à dedicação e ao prazer em poder fornecer essas oportunidades. Segundo ele, o maior acesso à informação que as famílias tiveram ao longo dos anos ajudou para que mais estudantes tivessem conhecimento do projeto, o que contribuiu para que a demanda não sofresse uma queda enorme devido à pandemia.
Além disso, a alta taxa de sucesso nas aplicações fez com que o programa se tornasse mais uma referência na qual os jovens podem confiar e tentar alcançar o objetivo de estudar no exterior. "Hoje, eles têm alcançado um impacto na comunidade muito maior do que nem mesmo eles imaginaram, e o fato de nós termos feito parte das histórias desses alunos é recompensador", diz. Couto ainda fala da inspiração que os próprios estudantes se tornaram para outros milhares que ainda sonham em conseguir esse feito: "O trabalho que você realiza aqui tem o potencial de mudar não só a vida daquelas pessoas que nos procuram, mas a vida de milhares de outras, que serão impactadas por essas pessoas que nos procuraram".
O coordenador ainda revelou que viu muitos estudantes se sentirem perdidos no processo de aplicação, preocupados com a adaptação ao novo país e ao novo sistema de ensino. Mas, segundo ele, por apresentar um sistema mais flexível e mais oportunidades de formação, além do desejo das próprias universidades norte-americanas de diversificar culturalmente seus câmpus, o sistema de ensino dos Estados Unidos oferece uma ótima experiência para os brasileiros que desejam se formar lá. "As pessoas têm a impressão de que estudar nos Estados Unidos é um sonho muito distante, e, para a gente, mostrar que isso não é tão complicado assim, que eles [os estudantes] estão conseguindo ir, e ver como eles estão sendo transformados, mexe com cada um", conta.
Fique Ligado
O programa Oportunidades Acadêmicas ainda está com inscrições abertas para estudantes de todo o Brasil até 10 de janeiro de 2022. Para participar, o candidato deve cumprir os seguintes requisitos:
Estar no 2º ou 3º ano do ensino médio em 2022 ou ter se formado em 2021.
Vir de uma família com recursos financeiros limitados.
Ter inglês avançado.
Ter excelente histórico acadêmico.
Realizar atividades extracurriculares e comunitárias.
Estar interessado em qualquer área de estudo, exceto medicina, odontologia, veterinária, psicologia ou direito.
Para se inscrever, basta acessar o link do formulário da EducationUSA. Informações sobre o programa podem ser vistas no site.