A iniciativa do Instituto Entre Nós orienta mulheres em situação de vulnerabilidade em todo o processo de produção de ecobags personalizadas com iconografias de Planaltina (DF), na busca de geração de renda e promoção da cultura local. As inscrições vão até 16 horas de 16 de dezembro neste link.
Com oficinas de corte e costura, bordado, pintura em tecido e customização, além de aulas teóricas sobre a carga histórica e cultural da cidade, comércio eletrônico e técnicas de vendas, a realidade das mulheres em situação de vulnerabilidade pode mudar.
Durante a pandemia, período de desafio para várias pessoas, os índices de violência doméstica aumentaram de maneira alarmante, assim como os casos de ansiedade e depressão. Só no primeiro trimestre de 2021, os Centros Especializados de Atendimento a Mulheres atenderam 850 pessoas. Dessas, 100 mulheres eram de Planaltina/DF.
O projeto “Voando Alto” 2021 consiste em uma capacitação de habilidades da arte manual com a confecção de EcoBags e todo o processo de comercialização dos produtos artesanais, para até 40 mulheres, na busca pela geração de renda. A iniciativa busca geração de renda como forma de incentivar e diversificar a mão-de-obra do artesanato no Distrito Federal, o que se torna relevante quando estudos mostram que a maioria dos domicílios são geridos por mulheres, muitas delas sem acesso à educação e oportunidades de trabalho.
O curso
As oficinas serão distribuídas em duas turmas, com duração de 12 dias: de quarta a terça - entre os dias 08 a 21/12, com exceção do domingo - no turno vespertino, sendo a turma 1 de 13h às 15h30, e a turma 2 de 15h30 às 18h. Nessa mesma data, o período da manhã será destinado para plantão de dúvidas, com atendimento individualizado das inscritas.
Além disso, o projeto visa desenvolver atividades que fortaleçam o vínculo entre a Secretaria de Turismo, a comunidade e o artesão, fomentando e difundindo o reconhecimento do artesanato brasiliense e planaltinense através da geração de oportunidades de trabalho e renda, do reconhecimento da importância do valor e o fortalecimento da identidade cultural coletiva, o aproveitamento das vocações regionais, a preservação das culturas locais, a formação e incentivo de mentalidade empreendedora e a capacitação, voltadas às soluções competitivas e sustentáveis, promovendo a profissionalização, o fortalecimento da cadeia produtiva e a comercialização dos produtos artesanais brasilienses, levando a divulgação do potencial turístico brasiliense que segue a Setur.