Eu, Estudante

COLUNA SABER

Construindo relevância profissional

Duas atitudes são fundamentais para o trabalhador do presente e do futuro: fazer networking, que vai muito além de manter um perfil no LinkedIn; e aprender conhecimentos diversos, também fora da sua área de atuação

Nesta terceira coluna do ano, finalizo a análise que iniciei em janeiro sobre as principais tendências do mercado de trabalho em 2021, trazendo um maior entendimento sobre os cenários que serão comuns em nossa vida profissional durante os próximos meses.

O poder da rede de contatos

O termo networking é grande conhecido do público, ressaltando a importância de manter uma rede de contatos profissionais ativa em seu setor de atuação. Vários eventos, nacionais e internacionais, colocam como prioridade criar conexão entre os participantes, focando atividades que permitam a troca de experiências e contatos entre profissionais de diferentes perfis e áreas.

No entanto, para realizar um networking efetivo, é importante ter uma estratégia previamente definida ao selecionar as conexões que queremos fazer e com quais profissionais. A expansão da rede de contatos profissionais é uma via de mão dupla, precisa fazer sentido não apenas para você, mas, também, para o outro lado. Isso significa que é importante que você tenha algo a oferecer ou, de alguma forma, seja relevante para a pessoa com a qual deseja estabelecer contato profissional.

Por exemplo, caso você queira fazer networking com um profissional mais sênior, visando a uma mentoria ou oportunidade de trabalho, é crucial se preparar para a abordagem já pensando em como essa experiência gera valor para o outro lado também. Com planejamento, empatia e uma estratégia de abordagem e manutenção do contato previamente estabelecida, as chances de fazer um net-working efetivo aumentam consideravelmente.

Diana Raeder/Esp.CB/D.A Press - .

É importante reforçar que as conexões profissionais acontecem, também, com os seus pares, ex-colegas de trabalho e até mesmo contatos da faculdade ou escola. Cada profissional que tenha trabalhado ou estudado com você pode ser uma fonte de novas oportunidades, atualizações sobre diferentes áreas e aprendizado.

Há um desafio em manter a rede de contatos ativa, principalmente com o alto fluxo de trabalho remoto e distanciamento social imposto no último ano. No entanto, é importante dedicar-se a encontros periódicos, com intervalos semestrais, ao menos para tomar um café (mesmo que virtual) com profissionais de sua rede de contatos.

A participação em eventos on-line também é uma ótima forma de expandir a sua rede e se manter atualizado sobre as movimentações em seu setor de atuação ou interesse. Independentemente do formato escolhido, invista tempo em desenvolver relações profissionais, a sua próxima oportunidade de trabalho ou aprimoramento do que faz hoje pode surgir do insight gerado pela troca de experiências.

"Há um desafio em manter a rede de contatos ativa, principalmente com o alto fluxo de trabalho remoto e distanciamento social imposto no último ano. No entanto, é importante dedicar-se a encontros periódicos, mesmo que virtuais"

"Poucas pessoas dedicam tempo para ampliar seu repertório cultural, aprendendo conteúdos de outras áreas e temas"

Aumentando o seu repertório

Reprodução - .

A importância de se manter atualizado sobre o que acontece em seu setor de atuação e principais notícias sobre assuntos gerais (política, economia, mercado) é uma necessidade latente percebida por muitos profissionais. No entanto, poucas pessoas dedicam tempo para ampliar seu repertório cultural, aprendendo conteúdos de outras áreas e temas, sem, necessariamente, enxergarem uma aplicação prática e imediata para eles.

O diferencial dos profissionais de hoje está na conexão de referências diferentes de uma forma inusitada para resolver problemas e desafios complexos. Esse é o princípio básico do processo criativo: conectar os pontos de forma única, gerando uma imagem completamente nova.

O caminho para a ampliação das referências culturais passa pela leitura de livros (não os técnicos de sua área, mas, principalmente, os de ficção e clássicos), visita a exposições de arte, consumo de filmes, séries, músicas, podcasts e conteúdo de temas que lhe interessam, mas não têm conexão direta com o seu campo de atuação profissional.

Para sermos profissionais cada vez mais relevantes, precisamos, antes, ser pessoas interessantes e interessadas com o que acontece ao nosso redor e no mundo.


Saiba mais: E-mail: anamach@stanford.edu / Instagram: @abouteducation