Eu, Estudante

Oportunidade de estágio

Ciee oferece mais de 76 mil vagas de estágio até janeiro

Com milhares de oportunidades abertas, estudantes de várias regiões podem se candidatar para uma vaga de estágio em 2025

O Ciee (Centro de Integração Empresa-Escola), ONG (Organização Não-governamental) de inclusão social e empregabilidade jovem do Brasil, anunciou a abertura de 76,2 mil vagas de estágio até janeiro de 2025. A movimentação ocorre devido ao período de sazonalidade, quando estudantes concluem seus estudos ou encerram contratos de estágio, que têm duração máxima de dois anos.

O Nordeste concentra o maior número de oportunidades, com 25 mil vagas, seguido pelo interior de São Paulo (17 mil) e pela capital paulista (16 mil). Outras regiões também se destacam: o Norte soma 5,5 mil vagas, o Centro-Oeste 5,3 mil, e o Distrito Federal conta com 4,1 mil oportunidades.

"As empresas estão cada vez mais voltadas ao desenvolvimento de talentos, e isso reflete na busca por estagiários qualificados", explica Mônica Vargas, superintendente nacional de Operações e Atendimento do Ciee. Ela orienta os candidatos a manterem seus cadastros atualizados no Portal Ciee e a ficarem atentos às chamadas no celular. Uma pesquisa realizada pelo IPEC (Inteligência em Pesquisa e Consultoria Estratégica) revela que 69% dos estagiários são mulheres com média de 25 anos. Em termos de autodeclaração étnica, 53% são pretos ou pardos e 44% brancos.

As vagas contemplam diversas áreas de formação, com destaque para administração, direito, marketing, contabilidade, comunicação (publicidade e propaganda, relações públicas e jornalismo), construção civil, tecnologia e saúde. Em outubro deste ano, o Ciee alcançou 174,6 mil contratos de estagiários administrados, um aumento de 1,3% em relação ao mesmo período do ano anterior. Para 2025, a expectativa é de crescimento de 8,3% no programa de estágios, impulsionado pela previsão de expansão econômica e crescimento de 3% do PIB (Produto Interno Bruto).

A média da bolsa-auxílio nacional é de R$ 1.108,10, um valor próximo ao salário mínimo. As principais despesas dos estagiários incluem mensalidade escolar (32%), contas familiares como luz e água (16%), e alimentação (11%). Além disso, 40% utilizam algum tipo de bolsa ou financiamento estudantil para auxiliar nos estudos.