FORMAÇÃO

IDP lança parcerias internacionais com universidades da Itália e dos EUA

Parcerias são com a Università degli Studi Roma Tre, na Itália, e a Universidade de Oklahoma, nos Estados Unidos

Correio Braziliense
postado em 24/03/2025 16:35 / atualizado em 24/03/2025 16:37
Evento no Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP) celebra internacionalização do ensino -  (crédito: IDP/Divulgação)
Evento no Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP) celebra internacionalização do ensino - (crédito: IDP/Divulgação)

O Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP) lançou, nesta semana, mais duas parcerias internacionais: o Programa de Duplo Título com a Università degli Studi Roma Tre, na Itália, e o Programa de Doutorado Sanduíche com a Universidade de Oklahoma, nos Estados Unidos.

O primeiro lançamento marca a parceria inédita do instituto com a Università degli Studi Roma Tre, uma das principais instituições de ensino superior da Itália. O programa permitirá que os alunos obtenham dupla titulação, com o bacharelado em direito pelo IDP e a Laurea Magistrale a Ciclo Único em "Giurisprudenza" pela universidade italiana.

Os alunos terão a oportunidade de vivenciar o sistema jurídico europeu, desenvolver habilidades interculturais e fortalecer o currículo com uma experiência que pode contribuir para a colocação no mercado de trabalho global.

Siga o canal do Correio no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular

A cerimônia de lançamento contou com a presença do ministro Gilmar Mendes, decano do Supremo Tribunal Federal (STF); e do orofessor Giorgio Resta, vice-reitor para Assuntos Internacionais da Universidade de Roma Tre. Ambos reforçaram a importância da cooperação acadêmica internacional para a formação de profissionais preparados para lidar com os desafios de um mundo cada vez mais conectado.

Evento no Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP) celebra internacionalização do ensino
Evento no Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP) celebra internacionalização do ensino (foto: IDP/Divulgação)

Experiência nos Estados Unidos

O IDP também lançou o Programa de Doutorado Sanduíche em parceria com a Universidade de Oklahoma, nos Estados Unidos, que possibilitará a doutorandos das áreas de direito, economia e administração pública realizarem um período de pesquisa de três meses no exterior.

À solenidade de lançamento estive presente o professor Fábio de Sá e Silva, diretor do Centro de Estudos Brasileiros da Universidade de Oklahoma. Ele destacou a relevância da parceria para fortalecer a formação de lideranças acadêmicas e a produção de conhecimento de impacto global.

Na avaliação do instituto, as parcerias com Roma Tre e Oklahoma representam um avanço na estratégia de internacionalização, consolidando-o como um centro de referência na educação superior. A aposta em programas internacionais coloca os estudantes em contato direto com diferentes sistemas acadêmicos, metodologias inovadoras e perspectivas culturais diversas.

"Ao consolidar esses acordos, o IDP reafirma seu compromisso em proporcionar uma formação acadêmica robusta, ética e globalmente conectada, que prepare nossos estudantes para liderar em um mundo cada vez mais complexo e interdependente", diz o diretor-geral do IDP, professor Francisco Schertel Mendes.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação