A Universidade de Brasília (UnB) realiza o lançamento do Comitê de Enfrentamento à Desinformação nesta quarta-feira (8/1), às 14h30, no Auditório da Reitoria. O evento marca dois anos da tentativa de golpe e de invasão das sedes dos Poderes em Brasília, em 8 de janeiro de 2023, que destacou os perigos das fake news (notícias falsas) na sociedade.
- Leia também: Sisu 2025: universidades e institutos de Goiás ofertam mais de 7 mil vagas
- Leia também: Concursos à vista: mais de 63 mil vagas para o serviço público em 2025; 31 mil no DF
Uma pesquisa encomendada pelo Instituto Locomotiva mostra que quase 90% dos brasileiros já acreditaram em conteúdos falsos. Segundo o levantamento, oito em cada 10 brasileiros já deu credibilidade a uma fake news. Apesar disso, 62% confiam na sua própria capacidade de distinguir informações tendenciosas em um conteúdo.
Nesse cenário, a reitora Rozana Naves destacou o simbolismo da data e o compromisso institucional com a democracia: "O lançamento desse comitê no dia 8 de janeiro é um ato de resistência e compromisso da UnB com a democracia. É nossa responsabilidade, como universidade pública, fomentar o pensamento crítico e enfrentar a desinformação que fragiliza nossas instituições", disse.
O comitê terá como foco ações voltadas ao ensino, pesquisa e extensão, promovendo debates acadêmicos e desenvolvendo estratégias concretas para lidar com as fake news. Uma das iniciativas será a criação do programa permanente de enfrentamento à desinformação da UnB, que abordará diversos temas, como educação midiática, letramento digital e estratégias de contenção de notícias falsas.
Presidido pela professora Elmira Luzia Melo Soares Simeão, o colegiado reúne representantes de unidades acadêmicas, institutos e entidades da UnB, como a ADUnB, o Sintfub e o DCE. Essa composição multidisciplinar busca garantir uma abordagem ampla e eficaz no enfrentamento do fenômeno.
Serviço
- Evento: Lançamento do Comitê de Enfrentamento à Desinformação
- Local: Auditório da Reitoria da UnB
- Data: 8 de janeiro (quarta-feira)
- Horário: 14h30
*Estagiário sob a supervisão de Marina Rodrigues
Saiba Mais
- Educação básica Lula deve sancionar em janeiro lei que proíbe celular em sala de aula
- Educação básica Volta às aulas: dicas de segurança para a compra de material escolar
- Educação básica Segunda escola pública bilíngue do DF abre matrículas para surdos
- Ensino superior Sisu 2025: universidades públicas do DF e de diversos estados oferecem 260 mil vagas
- Concursos Reembolso CNU: MGI começa a devolução da taxa de inscrição
- Enem Resultado do Enem 2024 será divulgado na próxima segunda-feira (13/1)