RIGOR

Enem: candidato que usou "fórmulas" de redação pode perder pontos; entenda

Conduta partirá de uma orientação do Inep. Uso de 'fórmulas prontas' abrange candidatos que copiaram modelos de textos pré-prontos de redação, por exemplo

Correio Braziliense
postado em 27/11/2024 19:07 / atualizado em 27/11/2024 19:34
Enem 2024: 2° dia mantém padrão de dificuldade de anos anteriores

     -  (crédito:  Paulo Pinto/Agência Brasil)
Enem 2024: 2° dia mantém padrão de dificuldade de anos anteriores - (crédito: Paulo Pinto/Agência Brasil)

Poderão perder pontos na prova de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) candidatos que escreveram modelos baseados em 'fórmulas' de avaliações bem-sucedidas. Essas 'fórmulas' situações abrangem o uso de modelos de textos pré-prontos de redação, além do uso "forçado" de autores ou repertórios culturais sem ligação com o tema ou o contexto exposto na prova de textos do Enem.

Neste ano, candidatos tiveram de redigir um texto no modelo dissertativo-argumentativa sobre o tema "Desafios para a valorização da herança africana no Brasil”. Além da fidelidade ao tema, a redação teve de ter entre sete e 30 linhas.

O Exame Nacional do Ensino Médio foi criado para avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Mas ao longo de mais de duas décadas de existência, o Enem se tornou a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (Prouni). Instituições de ensino públicas e da rede particular utilizam a nota do exame para selecionar estudantes. Os resultados são utilizados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetro para acesso a auxílios governamentais, como o proporcionado pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep  também aceitam as notas do exame em seus processos de seleção. 


 

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação