SECA HISTÓRICA

Biblioteca da UnB é fechada após "grande concentração de fumaça"

A Universidade de Brasília informou que o prédio conhecido como BCE ficará interditado, excepcionalmente, nesta segunda (16/9), por conta da fumaça causada por incêndios florestais

Camilla Germano
postado em 16/09/2024 09:05 / atualizado em 16/09/2024 12:14
Biblioteca da UnB é fechada após "grande concentração de fumaça" causada por incêndios florestais -  (crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A.Press)
Biblioteca da UnB é fechada após "grande concentração de fumaça" causada por incêndios florestais - (crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A.Press)

O prédio da Biblioteca da Universidade de Brasília (UnB) ficará fechado nesta segunda-feira (16/9) devido a uma "grande concentração de fumaça" provocada por incêndios florestais.

Em comunicado nas redes sociais, a universidade informou ainda que a fumaça estava, inclusive, dentro do prédio, impossibilitando a entrada da população. "A BCE está sem condições de se manter aberta. Portanto, estará fechada excepcionalmente no dia de hoje, 16/09/2024", diz um trecho da publicação.

  • Biblioteca da UnB é fechada após
    Biblioteca da UnB é fechada após "grande concentração de fumaça" causada por incêndios florestais Marcelo Ferreira/CB/D.A.Press
  • Biblioteca da UnB é fechada após
    Biblioteca da UnB é fechada após "grande concentração de fumaça" causada por incêndios florestais Marcelo Ferreira/CB/D.A.Press
  • Biblioteca da UnB é fechada após
    Biblioteca da UnB é fechada após "grande concentração de fumaça" causada por incêndios florestais Material cedido ao Correio

Incêndios em Brasília

Desde a tarde de domingo (15), Brasília sofre com fumaças pela cidade devido a grandes focos de incêndio pela cidade. O maior deles começou às 11h20, na Granja do Torno, e se alastrou para o Parque Nacional de Brasília.

Nesta segunda (16), a Polícia Federal instaurou um inquérito para investigar o incêndio ocorrido. A informação foi confirmada por fontes policiais ao Correio.

Até a última atualização desta reportagem, as chamas haviam atingido 1,2 mil hectares de Cerrado, de acordo com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), órgão responsável pela área.

Somente no último sábado (14), os bombeiros contabilizaram 50 focos de incêndio. De janeiro a 10 de setembro, foram registradas 10.213 ocorrências. Em 2024, de janeiro a 31 de agosto, foram 4.180 episódios.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação