UNB

Olgamir não se inscreve para integrar lista tríplice para reitora da UnB

As candidatas para reitora da UnB precisam se inscrever no Consuni para concorrer à Reitoria, posto que será definido pelo presidente da República. Apenas a consulta à comunidade acadêmica não efetiva Rozana Naves como reitora

Letícia Mouhamad
postado em 10/09/2024 12:49 / atualizado em 11/09/2024 14:38
"Quero que a vontade da comunidade acadêmica da UnB seja respeitada, ainda que tenha havido uma alta abstenção. Com o resultado, não vejo motivos para que a UnB envie lista tríplice para apreciação da Presidência da República", disse Olgamir, em nota - (crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press)

Olgamir Amancia, candidata à Reitoria da Universidade de Brasília (UnB), não compareceu à Secretaria dos Órgãos Colegiados (SOC), para inscrever sua chapa, "Pensar e Fazer UnB", no processo que define a lista tríplice para escolha do(a) Reitor(a) para o mandado de 2024 a 2028. O período de inscrição ocorreu das 9h às 12h desta terça-feira (10/9).

O processo, que atende ao art. 2º da Resolução do Conselho Universitário (Consuni), homologa a lista tríplice com base na ordem da candidata mais votada para a menos votada pela comunidade acadêmica. Este documento é encaminhado ao governo federal em até 60 dias e cabe ao presidente da República escolher e nomear a reitora da instituição de ensino.

Dessa forma, a votação de docentes, estudantes e técnicos administrativos não é uma eleição direta para à Reitoria. A consulta serve como oportunidade para a comunidade opinar sobre os próximos gestores da universidade. O Consuni é o órgão colegiado máximo da instituição, sendo formado por membros da Reitoria, servidores, estudantes e entes da sociedade civil.

Em nota enviada à reportagem, Olgamir Amancia afirmou: "quero que a vontade da comunidade acadêmica da UnB seja respeitada, ainda que tenha havido uma alta abstenção. Com o resultado, não vejo motivos para que a UnB envie lista tríplice para apreciação da Presidência da República que não represente o projeto escolhido por docentes, estudantes e técnicos. [...] O Consuni deve corroborar o desejo da comunidade. Espero que superemos essa legislação retrógrada da lista tríplice e passemos a respeitar diretamente os resultados das eleições". 

Sob aplausos, a professora Rozana Naves, cuja chapa, "Imagine UnB: Participar e Retornar", foi escolhida pela comunidade para comandar a Reitoria, compareceu à SOC às 9h30. Ela esteve acompanhada do professor Márcio Muniz, seu vice, e dos professores Maria Fátima de Sousa e Paulo Celso Gomes - que concorreram ao posto pela chapa "A UnB que Queremos", conquistando o terceiro lugar.

Até o momento, não foram definidas medidas, por parte do Consuni, para concluir a formação da lista tríplice.

Compareceram à inscrição no Consuni Maria Fátima de Sousa e Paulo Celso Gomes - que concorreram ao posto pela chapa "A UnB que Queremos" (à esquerda, de vestido preto e camisa verde, respectivamente) — e Rozana Naves e Márcio Muniz, ganhadores do pleito da consulta acadêmica para reitora da UnB
Compareceram à inscrição no Consuni Maria Fátima de Sousa e Paulo Celso Gomes - que concorreram ao posto pela chapa "A UnB que Queremos" (à esquerda, de vestido preto e camisa verde, respectivamente) — e Rozana Naves e Márcio Muniz, ganhadores do pleito da consulta acadêmica para reitora da UnB (foto: Leticia Mouhamad/CB/D.A.Press)

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação