A professora Rozana Reigota Naves foi escolhida a nova reitora da Universidade de Brasília (UnB) nesta quinta-feira (5/9). Em breve, os nomes da docente e do vice na chapa Imagine UnB, Márcio Muniz, serão encaminhados no topo da lista tríplice para nomeação pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.
A apuração dos votos para escolha da nova reitora da universidade, em segundo turno, se encerrou nesta quinta-feira (5/9). A candidata Rozana Naves, da chapa 93 — Imagine UnB, saiu vitoriosa, com 64,98% dos votos, enquanto Olgamir Amancia, da chapa 90 — Pensar e Fazer UnB, obteve 35,02%.
A votação não é uma eleição direta para a Reitoria. A consulta serve como oportunidade para a comunidade acadêmica opinar sobre os próximos gestores da universidade. O nome de Rozana passará por homologação do Conselho Universitário (Consuni) e entrará no topo da lista tríplice encaminhada ao governo federal em até 60 dias. Cabe ao presidente da República escolher e nomear o reitor das instituições federais de ensino superior.
Participaram do pleito, com voto direto e paritário, docentes, estudantes e técnicos administrativos ativos da universidade. Servidores aposentados não são considerados aptos para votação. A consulta ocorreu em agosto, mas nenhuma das três candidatas alcançou maioria dos votos. Terceira colocada, Fátima Sousa declarou apoio a Rozana.
Professora do Instituto de Letras, Rozana integra o corpo docente da UnB desde 2006 e chegou a ocupar o cargo de decana de Administração. Uma das principais propostas da nova administração é garantir a participação da comunidade universitária no planejamento institucional, inclusive com orçamento participativo.
O vice-reitor escolhido é Márcio Muniz, professor do Departamento de Engenharia Civil e Ambiental.
"A candidatura foi motivada por um grupo de professores da universidade que pensam na democracia interna como pilar para o desenvolvimento de políticas de gestão e pela experiência acumulada em ensino, pesquisa, extensão e gestão", disse Rozana, então candidata, ao Correio.
Assista ao podcast com Rozana Naves: