Consulta

Apuração dos votos para a Reitoria da UnB começa com atraso; veja parcial

A apuração dos votos é acompanhada por representantes das chapas e dos três segmentos da comunidade universitária e pela imprensa

Naum Giló
postado em 22/08/2024 17:16 / atualizado em 22/08/2024 19:50
A apuração ocorre em um auditório na sede Associação de Docentes da UnB (ADUnB) -  (crédito: Naum Giló/CB)
A apuração ocorre em um auditório na sede Associação de Docentes da UnB (ADUnB) - (crédito: Naum Giló/CB)

Prevista para começar às 9h desta quinta-feira (22), a apuração dos votos da consulta para a escolha da próxima reitora e vice-reitor da Universidade de Brasília (UnB) começou por volta das 11h40.

Uma fonte da Comissão Organizadora da Consulta (COC) explicou à reportagem que uma reunião com os representantes das três chapas foi convocada às 7h30, para acertar alguns ajustes em relação à apuração, entre eles os votos em separado, de pessoas que estariam aptas a votar cujos nomes não constavam na lista na seção de votação.

Participam do processo membros da COC, formado por representantes da Associação de Docentes da UnB (ADUnB), do Sindicato dos Trabalhadores da Fundação UnB (Sintfub) — que representa os técnicos-administrativos — e do Diretório Central dos Estudantes (DCE) Honestino Guimarães.

Também estão presentes no auditório na sede da ADUnB, no campus Darcy Ribeiro, oito fiscais indicados por cada uma das chapas mais quatro representantes de cada uma delas, os candidatos a reitora e vice-reitor, e a imprensa.

Após a validação dos votos feita pela COC, os votos são passados para as mesas que farão a contagem dos votos de cada um dos segmentos: docentes, discentes e técnicos administrativos. Não há horário certo para a divulgação o resultado, mas a comissão tem o prazo de 72 horas para a conclusão da apuração.

A COC informou que foi solicitado ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) as urnas eletrônicas para a realização da consulta, mas que o pedido foi negado devido às eleições municipais deste ano, por mais que elas não ocorram no DF.

Concorrem ao cargo máximo administrativo da universidade três mulheres: as professoras Maria Fátima de Sousa (chapa UnB que queremos); Rozana Reigota Naves (chapa Imagine UnB: participar e transformar); e Olgamir Amancia Ferreira (chapa Pensar e Fazer UnB).

Parcial

Confira a parcial dos votos das seções do Instituto de Artes (IdA), Faculdades de Ciências da Saúde e Medicina (FS/FM) e Hospital Universitário de Brasília, por segmento:

Total de discentes: 828
Olgamir Amancia: 198
Fátima Sousa: 441
Rozana Naves: 183
Nulos: 2
Brancos: 4

Total de docentes: 311
Olgamir Amancia: 146
Fátima Sousa: 111
Rozana Naves: 46
Nulos: 8
Brancos: 0

Total de técnicos: 514
Olgamir Amancia: 100
Fátima Sousa: 238
Rozana Naves: 173
Nulos: 2
Brancos: 1

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação