Eu, Estudante

Professores de SC suspendem greve por 60 dias

Servidores da rede estadual de educação aceitam proposta de reajuste do governo do estado

Os professores da rede estadual de educação de Santa Catarina decidiram, em assembleia, suspender a greve por 60 dias, nesta quarta-feira (8/5). Eles aceitaram a proposta oferecida pelo governo do estado à categoria. A proposta não contempla todas as pautas, mas os servidores aceitaram negociar. Agora, a prioridade  é o reajuste de salário e a descompactação da tabela salarial. 

O governo fez a primeira proposta oficial ontem (7/5), após pressão dos deputados estaduais, que passaram o dia em reunião tentando a negociação. Entre as propostas, o Estado oferece um cronograma para publicação de edital de concurso, reajuste para R$ 25 por dia no vale-alimentação para setembro de 2024 e retomada a partir de 2025 do pagamento da hora-atividade, cortada nesta gestão. 

A greve dos professores catarinenses já completa 15 dias, desde 23 de abril, com mobilização em todo o estado. Desde o início, o governo tem se negado a negociar. Determinou ainda o desconto de salário e a demissão de grevistas, ação que foi barrada por decisão do Tribunal de Justiça na última terça-feira (7/5).