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Economia, serviço social e administração são os cursos mais bem-avaliados da UnB

Indicadores de qualidade da educação superior, divulgados pelo Inep nesta semana, revelam melhores graduações do Distrito Federal

Entre as graduações ofertadas pela Universidade de Brasília (UnB), três se destacaram nos indicadores de qualidade da educação superior divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) nesta semana: ciências econômicas, serviço social e administração. Os cursos receberam nota 5 no Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD) e no Conceito Preliminar de Curso (CPC).

No Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), os três cursos também aparecem com conceito máximo, ao lado de relações internacionais, direito, psicologia, publicidade e propaganda, jornalismo e turismo.

O Instituto Federal de Brasília (IFB) aparece entre os melhores avaliados pelo IDD com o curso de tecnologia em logística e no Enade com a graduação em administração.

Entre as particulares, tiraram nota 5 nos indicadores os cursos de: direito e psicologia do Centro Universitário Euro-Americano - Unieuro (IDD); tecnólogos em marketing (IDD) e design de interiores (Enade) do Centro Universitário Iesb; tecnólogo em gestão de recursos humanos do Centro Universitário do Distrito Federal - UDF (IDD); tecnologia em gastronomia da Universidade Católica (CPC); e administração do Uniceub (Enade).

Federais no topo

A UnB está entre as menos de 3% das instituições de ensino superior brasileiras que obtiveram nota máxima no Índice Geral de Cursos (IGC), divulgado nesta semana pelo Inep. A universidade segue sendo a única do Centro-Oeste com conceito 5.

O Inep avaliou 1.998 instituições de educação superior, entre públicas e privadas. Segundo o levantamento, apenas 27,7% das instituições (554) tiveram o melhor desempenho, ficando entre as faixas 4 e 5 do indicador. Entre as instituições públicas federais, 94 das 111 avaliadas estavam neste grupo e nenhuma ficou nas faixas 1 e 2 do indicador.

O índice avalia as instituições como um todo, e não seus departamentos, mas o cálculo é feito por meio da qualidade dos cursos de graduação e pós-graduação. O resultado é obtido a partir da média das notas do Conceito Preliminar de Curso (CPC), que avalia a graduação, e dos conceitos Capes dos programas de pós-graduação stricto sensu, ponderadas pelo número de matrículas de alunos.

Entenda os números

O IDD busca mensurar o valor agregado pelo curso, ao considerar os resultados dos estudantes no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), ao fim da graduação, e o desempenho, no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), dos ingressantes na educação superior.

Já o CPC combina diferentes aspectos, como desempenho dos estudantes, valor agregado pelo curso, corpo docente e condições oferecidas para o desenvolvimento do processo formativo.

O Enade avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, e o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial.

Todos os indicadores divulgados pelo Inep na terça-feira (2/4) são referentes a 2022 e têm conceitos que variam de 1 a 5.