O Diretório Central dos Estudantes da Universidade de Brasília (DCE/UnB) informou nesta terça-feira (5) que bolsas de extensão e pesquisa de graduação e pós-graduação, além de auxílios de assistência estudantil de estudantes da UnB estão atrasados. A entidade afirmou que recebeu diversos relatos de estudantes que demonstram que o problema não é pontual.
A universidade afirma que o pagamento das bolsas previstas em orçamento próprio estão em dia, porém, aquelas provenientes de emendas no orçamento conquistadas pelo Congresso Nacional esperam por repasse da União.
Além disso, a Reitoria informa que as bolsas de extensão não estão atrasadas, pois o edital que regulamenta seu funcionamento ainda não foi publicado.
Luísa Valadares, presidente do DCE, afirma que o fato do pagamento das bolsas depender de emendas parlamentares evidencia o descaso do governo federal com a educação, o que coloca em risco a permanência dos estudantes no ensino superior. “É inadmissível que um governo que se diz defensor da classe trabalhadora fique com essas políticas de austeridade, que precarizam as universidades”, denuncia.
O DCE disponibilizou um formulário para que os estudantes informem se suas bolsas estão em atraso (acesse aqui). A entidade pretende fazer um mapeamento dos atrasos em preparação para uma plenária on-line que irá debater a questão, em 12 de março.
Auxílio saúde mental
No fim de janeiro, a reitora da UnB, Márcia Abrahão, enviou um ofício para a Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República solicitando a liberação do dinheiro destinado ao pagamento do Auxílio Saúde Mental, uma das medidas de assistência estudantil da universidade.
“Conforme consta no edital, o pagamento aos discentes será realizado em parcela única, no valor de R$ 2 mil reais. No edital, não consta a data de pagamento do auxílio, justamente porque está atrelado ao repasse do recurso pelo governo federal. Consta, apenas, o limite para a prestação de contas: 15 de julho de 2024. Essas informações são conhecidas pelos estudantes que aderem ao edital", informou nota da Reitoria.
Segundo o órgão, até o momento, a UnB não recebeu o recurso financeiro para pagamento do benefício.
*Estagiária sob a supervisão de Priscila Crispi