Oportunidade

Inscrição no vestibular da UnB para maiores de 60 anos se encerra hoje (10)

Estão abertas 136 vagas em 37 cursos presenciais de graduação nos campos da UnB do Gama, Planaltina, Ceilândia e Asa Norte

Correio Braziliense
postado em 10/01/2024 17:41 / atualizado em 10/01/2024 17:41
Adelmo Ferreira Guerra de idade 67 anos se inscreveu para o curso de licenciatura em música  -  (crédito: Divulgação)
Adelmo Ferreira Guerra de idade 67 anos se inscreveu para o curso de licenciatura em música - (crédito: Divulgação)

As inscrições para o processo seletivo da Universidade de Brasília exclusivo para pessoas com mais de 60 anos que desejam ingressar ou retornar ao ensino superior serão encerradas nesta quarta-feira (10/1). Ao todo, foram ofertadas 136 vagas em 37 cursos presenciais de graduação nos quatro campos da UnB (Darcy Ribeiro, Gama, Planaltina e Ceilândia). 

Para participar é preciso ter 60 anos ou mais e ter concluído o ensino médio. A avaliação contará com uma redação em Língua Portuguesa com previsão de ser aplicada no dia 28 de janeiro, no campus Darcy Ribeiro.

O resultado final do processo seletivo será divulgado online e na entrada central do ICC Norte, campus Darcy Ribeiro, onde a lista de aprovados será afixada. A convocação para o registro acadêmico ocorrerá na data provável de 29 de fevereiro e os documentos exigidos para efetivação do registro devem ser entregues presencialmente no início de março. As aulas iniciam dia 18 de março.

Para o registro nos cursos de Música é exigida certificação de habilidade específica. Informação sobre datas e procedimentos será enviada por e-mail aos candidatos que se inscreverem no curso de Música Bacharelado ou Música Licenciatura.

Primeiro processo seletivo

A medida, que faz parte da Política de Envelhecimento Saudável, Participativo e Cidadão da Universidade, busca promover uma educação para o envelhecer baseada nos direitos humanos e nas leis vigentes, como o Estatuto do Idoso e a Política Nacional da Pessoa Idosa.

Adelmo Ferreira, de 67 anos, é morador de Sobradinho e se inscreveu para o curso de licenciatura em música, mas faz um apelo à universidade para que os cursos de medicina e direito sejam adicionados a grade de graduações oferecidas.

“Nos idoso temos muita saúde e estamos ansiosos para fazer alguma coisa, mas o meu sonho mesmo era ser médico, mas infelizmente as vagas parece que já tem donos, tanto na medicina quanto no direito. Seria interessante que a instituição separasse algumas vagas para os idosos que desejam estudar, gostaria que o governo olhasse pra isso com muito carinho”, desabafa o candidato a uma vaga na universidade.

 

 

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação