Eu, Estudante

Educação

Estudantes do DF fizeram a terceira etapa do PAS nesse domingo (17/12)

Alunos que estão no terceiro ano do ensino médio realizam a última etapa de provas para entrar na Universidade de Brasília com o Programa de Avaliação Seriada (PAS)

Ingressar no ensino superior logo após o término do ensino médio é o sonho de muitos estudantes. De olho nesta oportunidade, 10.224 candidatos se inscreveram para participar ontem da terceira etapa do Programa de Avaliação Seriada (PAS) — Subprograma 2021 (triênio 2021/2023) da Universidade de Brasília (UnB). O exame, que começou às 13h do domingo (17/12), teve duração de cinco horas e foi aplicado em diversos locais do Distrito Federal.

O PAS é dividido em três etapas, sendo uma ao fim de cada ano do ensino médio. O processo seletivo foi criado pela UnB em 1995 como alternativa ao vestibular para ingresso na instituição. De acordo com o Cebraspe, responsável pela aplicação da prova, são 2.120 vagas para o primeiro semestre letivo, distribuídas nos campi Darcy Ribeiro (Plano Piloto), Ceilândia, Gama e Planaltina.

Dentre os vários estudantes acompanhados pelos pais, Pedro Fonseca, 19 anos, estava na companhia da mãe, Laura Alice Fonseca, 45. O estudante deseja cursar medicina veterinária e conta com o apoio da família. "Acho que ter alguém te apoiando dá mais segurança e tranquilidade na hora de fazer a prova. Fiz todas as outras etapas do PAS e estudei com os cronogramas passados pelos professores, também fiz várias redações para praticar. Por conta da pandemia, a preparação do primeiro ano foi um pouco mais difícil porque senti que não tinha tanto apoio dos professores, já que não tivemos aula presencial, então a preparação foi mais individual", disse o candidato.

Laura reforçou a importância de apoiar o filho a conquistar seus objetivos. "Acho importante estar com ele para que saiba que não está sozinho e que tem o apoio da família para tudo que ele tem como projeto ou sonho. A família toda está sempre apoiando. Tenho quatro filhos, uma lembrou ele de trazer a barrinha de cereal e a água, a outra irmã deu a caneta, então acreditamos que o apoio familiar é fundamental", explicou a mãe de Pedro.

Concorrência 

Anualmente participam do programa estudantes matriculados no ensino médio de escola pública ou particular, na modalidade regular de ensino, com duração de três anos ou com estrutura curricular de quatro anos completos. No campus Darcy Ribeiro, o curso com maior concorrência é Medicina (bacharelado) com 39,75 candidatos por vaga. O curso de Ciência da Computação (bacharelado) aparece em segundo lugar como a graduação mais procurada, registrando 23,75 candidatos por vaga. Em terceiro lugar, aparece o curso de Psicologia (bacharelado/licenciatura/psicólogo) com 22,32 candidatos por vaga.

O casal de professores de matemática Ana Paula Santos, 51, e Júlio Vargas, 61, levaram o filho, Pedro Vargas, 17, até a UnB para realizar o exame. Animados, ainda desejavam boa sorte a seus alunos que reconheciam na porta do local de prova. "Nós viemos trazer o nosso filho, sempre acompanhamos e incentivamos os objetivos dele. Agora ele veio tentar passar para o curso de Engenharia da Computação", explicou a mãe que é professora no Centro de Ensino Médio 02 de Sobradinho.

Júlio salientou a importância do formato do Programa como mais uma oportunidade para ingressar na Universidade. "Eu, como professor, tenho uma visão de que o PAS oferece mais opções para o ingresso no ensino superior, pois ele é dividido, não é algo feito em um dia só, então se o aluno não está preparado psicologicamente em um dia específico, ele tem a chance de recuperar nas outras etapas. É um processo de avaliação muito coerente que vejo com bons olhos, então tem que continuar e, se possível, ser aprimorado. Da forma que o programa é feito ajuda o estudante a ter mais tranquilidade na hora de fazer a prova. Dessa forma, o estudante pode escolher três caminhos para ingressar na UnB", afirmou o professor.

Na Asa Norte, a movimentação dos alunos em um dos locais de aplicação do exame na UnB foi tranquila, no entanto, o nome do local causou confusão para os candidatos. Na Universidade há dois prédios com nomes parecidos, o BSA Sul e o BSA Norte. Muitos alunos chegaram no prédio errado e tiveram que correr para chegar a tempo no outro local de prova que fica na extremidade oposta, a aproximadamente 2,5 km de distância.

Maria Simon Antonius, 18, chegou nos últimos minutos antes de os portões fecharem acompanhada dos pais Sheila Simon, 51, e Gert Antonius, 54. "Trouxemos a Maria porque é um momento especial, consideramos este o primeiro dia de um novo ciclo. Temos quatro filhos e ela é a mais nova, apoiamos eles a correrem atrás dos sonhos e ela está esperançosa com o resultado de hoje", contou a mãe enquanto o pai gritava animado o nome da filha desejando boa sorte.

O exame é decisivo para muitos estudantes que estão finalizando o ensino médio, pois é a terceira e última prova que juntamente com a redação, terá o maior peso na média final do programa. O resultado final no processo e a convocação em primeira chamada referentes ao ingresso no 1º semestre letivo de 2024 estão previstos para o dia 5 de fevereiro de 2024.

Minervino Júnior/CB/D.A.Press -
Minervino Júnior/CB/D.A.Press -
Minervino Júnior/CB/D.A.Press -
Minervino Júnior/CB/D.A.Press -