O ministro da Educação, Camilo Santana, disse em reunião com a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) nesta quinta-feira (30/11) que vai repassar R$150 milhões para o pagamento de despesas urgentes das universidades federais. Santana se comprometeu também a trabalhar junto ao Executivo e ao Congresso para viabilizar complementações a esse valor.
“Foi uma ótima reunião e vamos continuar trabalhando, juntos, para que as universidades federais tenham todas as suas necessidades atendidas”, afirmou a presidente da Andifes, Márcia Abrahão Moura, reitora da Universidade de Brasília.
A Andifes propôs que a divisão do recurso entre as universidades se dê pela denominada Matriz Andifes, que inclui critérios como a quantidade de estudantes, a qualidade dos cursos de graduação e pós-graduação, o percentual de formados, entre outros. Segundo a associação, o ministro garantiu que o repasse será imediato. Procurado, até a publicação desta nota, o Ministério da Educação não se pronunciou sobre o compromisso.