Quatro alunas do curso de Administração da Universidade de Brasília (UnB) disputarão a final do NIBS Worldwide Case Competition em Dublin, na Irlanda. A competição, focada em negócios, verifica a capacidade de resolução de problemas e visão empresarial e cultural de jovens de graduação de todo o mundo. Será a primeira participação do Brasil no prêmio, que acontecerá entre 22 e 27 de março de 2024.
Na etapa final da competição, serão apresentados casos empresariais a 16 grupos, que terão tempo limitado para avaliar a situação de determinada corporação e propor soluções aos gestores. A equipe brasileira é composta por quatro mulheres: Ana Loise, Beatriz Santos, Joana Afonso e Sarah Alkimim, orientadas por dois professores da UnB, Bruno Honorato e Hebert Kimura.
Antes da participação no prêmio, as alunas passaram por uma primeira etapa de seleção, um processo seletivo dentro da UnB que escolheu os estudantes para a competição. "Começamos então a etapa de preparação para a fase qualificatória, que ocorreria de forma virtual', conta Ana Loise, uma das integrantes da equipe.
A etapa on-line ocorreu no dia 15 de novembro, quando a organização do NIBS mandou um caso para ser resolvido por todos os participantes. A solução proposta pelas estudantes ficou entre as 16 melhores recebidas pelo prêmio, de acordo com os jurados, o que as classificou para a etapa final em Dublin.
Preparação para a final
As jovens se preparam para as próximas fases da competição, com aulas inclusive durante as férias da universidade. Criaram, também, um perfil no Instagram para compartilhar a experiência de participar do prêmio.
"Acreditamos no nosso time e sabemos que, mesmo sendo difícil, temos chance de conseguir. Esperamos também que essa conquista pioneira para o Brasil possa incentivar demais estudantes do país", afirma Ana Loise.
Agora, as alunas buscam patrocínio para realizar a viagem. "Esse apoio permite que a empresa invista não apenas em educação, mas também fortalecendo a presença feminina, contribuindo para a igualdade de gênero, empoderamento feminino e diversidade", diz comunicado da equipe.
Empresas interessadas no patrocínio podem entrar em contato pelo e-mail ipeconsulting.br@gmail.com. É possível fazer doações em qualquer valor no Pix, usando como chave o mesmo endereço de e-mail.