Estudantes que estão no último ano do ensino médio realizam, neste domingo (17/12), a última etapa de provas do Programa de Avaliação Seriada (PAS) – Subprograma 2021 (triênio 2021/2023) da Universidade de Brasília (UnB). Os portões dos locais de prova foram fechados às 13h, e o exame tem duração de cinco horas. Esta edição contou com 10.224 inscritos. De acordo com o Cebraspe, responsável pela aplicação da prova, são 2.120 vagas para o primeiro semestre letivo, distribuídas nos câmpus Darcy Ribeiro (Plano Piloto), Ceilândia, Gama e Planaltina.
Nalva Pereira de Oliveira, 46 anos, acompanhou a filha Maria Luiza Oliveira, 18 anos, até a porta do prédio da UnB. A mãe tem o costume de acompanhar a filha. “Eu a acompanho desde o primeiro PAS, também acompanhei no vestibular, no Enem, todas as provas que ela vai fazer estou junto. Acho importante fazer isso para demonstrar apoio e ela se sentir mais segura”, contou a mãe, que estava na frente do portão de vidro acompanhando a movimentação.
Na Asa Norte, a movimentação dos alunos em um dos locais de aplicação do exame na UnB foi tranquila, no entanto, o nome do local causou confusão para os candidatos. Na universidade, há dois prédios com nomes parecidos, o BSA Sul e o BSA Norte. Muitos alunos chegaram ao prédio errado e tiveram que correr para alcançar a tempo no outro local de prova, que fica na extremidade oposta.
O morador do Cruzeiro Pablo Gondim, 17 anos, chegou ao local do exame acompanhado da mãe, Carla Gondim, 52 anos. O estudante deseja cursar engenharia da computação e se dedicar à área de tecnologia da informação. Mãe e filho estavam apreensivos, mas confiantes. No caminho para a prova, a mãe foi uma das pessoas que primeiro foi para o prédio errado, mas conseguiu levar o filho a tempo ao local correto. “A gente veio no caminho discutindo os assuntos da prova. Tenho um filho mais velho que estuda aqui e acho importante que eles estudem na UnB”, afirmou.
O filho disse que se preparou para o exame e estava esperançoso. “Eu fiz o Enem mas acredito que a oportunidade de entrar pelo PAS é melhor. Estou nervoso, mas estudei ao longo desses três anos e me preparei com os simulados da escola”, afirmou.
Natan Falcão, 17 anos, lembrou que os estudantes que fazem a prova neste domingo tiveram seus estudos afetados pela pandemia. O primeiro ano do ensino médio foi realizado de forma remota e isso preocupa o rapaz, que quer tentar o curso de medicina. “Eu me preparei bem a partir do segundo ano e melhor ainda este ano, mas o desafio para o curso que eu quero ainda é grande”, afirmou. Os dois amigos estudaram juntos e conversaram sobre conteúdos até os minutos finais de fechamento dos portões.
Este exame é decisivo para muitos estudantes que estão finalizando o ensino médio, pois é a terceira e última prova que, com a redação, terá o maior peso na média final do programa. A previsão é de que a prova termine às 18h.