A Universidade de Brasília (UnB) terá um processo seletivo exclusivo para pessoas com mais de 60 anos interessadas em ingressar ou retornar ao ensino superior. A informação foi adiantada em primeira mão à coluna Eixo Capital, no último domingo (26/11), e foi anunciada pela instituição nesta semana.
A reitora da instituição, Márcia Abrahão, apresentou a medida em uma reunião da Câmara de Direitos Humanos (CDH). O edital com datas, números de vagas e cursos com postos disponíveis está em produção e deve ser divulgado em breve.
Márcia afirmou que os primeiros alunos da nova política começarão os estudos “já no primeiro semestre de 2024”.
Segundo a reitora, o processo seletivo será uma redação. “Para que as ações da Política se concretizem é preciso que a comunidade se engaje e colabore”, disse durante a reunião com a CDH.
Processo faz parte de política de valorização de pessoas 60+
A seleção exclusiva faz parte da Política do Envelhecer Saudável, Participativo e Cidadão (Pespec). A proposta já é apoiada por oito decanatos da UnB, que se comprometeram a auxiliar na implementação da política.
Na reunião, a professora Elen Geraldes, da Faculdade de Comunicação (FAC), apresentou uma carta em que propõe três grandes iniciativas para nortearem as ações da Prespec: “a criação de atividades, ações, projetos e programas para inclusão, valorização e respeito à dignidade das pessoas idosas; o enfrentamento ao idadismo pessoal e institucional; e o envelhecer como direito”.