O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) revelou que um terço dos cursos de educação à distância avaliados em 2022 não conseguiram chegar na faixa 3, o mínimo esperado. O resultado da avaliação foi apresentado em coletiva de imprensa, nesta terça-feira (31/10), no Ministério da Educação (MEC). O Conceito Enade é formado por notas de 1 a 5, sendo que a partir de 3 o curso é considerado bom.
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Dos 1692 cursos avaliados na modalidade à distância, 570 tiveram nota 1 e 2, o que representa 33,7%. Entre os cursos presenciais, esse percentual foi de 28%.
O Ministério da Educação está com uma consulta pública aberta para sobre regulação da oferta de cursos superiores à distância. Segundo o ministro Camilo Santana, enquanto o resultado dessa consulta não sair, nenhum novo curso de em 16 áreas e nas licenciaturas será autorizado. “Esse debate que vamos travar e esperamos mudanças até 2024”, disse o ministro. De acordo com ele, será avaliado quais cursos devem ter parte presencial e quais não devem ser ofertados na modalidade à distância.
O ministro também anunciou a criação de uma agência regulatória do ensino superior. Um projeto de lei deverá ser encaminhado ainda este ano para o Congresso. “Temos que ter preocupação com todas as áreas. Os dados mostram que o sinal de alerta está vermelho e precisamos corrigir isso. Mas não é com um toque de mágica ou do dia para a noite. Temos que construir juntos com as instituições de ensino superior”, afirmou.
O Enade também apontou que os cursos das universidades públicas tiveram desempenho melhor do que os ofertados por instituições particulares. Enquanto na primeira, mais alunos chegaram a faixa 4 e 5, no caso da segunda os estudantes se concentraram mais nas faixas 2 e 3.
Enade 2022
Em 2022, o Enade avaliou 25 áreas sendo os cursos de bacharelado em administração, administração pública, ciências contábeis, ciências econômicas, direito, jornalismo, psicologia, publicidade e propaganda, relações internacionais, secretariado executivo, serviço social, teologia e turismo.
Também foram avaliados os cursos superiores de tecnologia das áreas de comércio exterior, design de interiores, design gráfico, design de moda, gastronomia, gestão comercial, gestão da qualidade, gestão pública, gestão de recursos humanos, gestão financeira, logística, marketing e processos gerenciais.