Um vídeo em que um aluno da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) acusa um professor de agressão viralizou nas redes sociais nesta terça-feira (3/10). O estudante diz também que o docente o ameaçou com uma faca durante a briga.
As imagens foram compartilhadas pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE) da instituição. O vídeo começa com uma correria e uma voz feminina pedindo para que todos fossem para fora. Em seguida, o estudante Gustavo Bispo, que é diretor do DCE, dá sua versão do acontecido. “Acabou de me jogar no chão e tentar me esfaquear. Ele não me esfaqueou porque eu joguei a mesa em cima dele, mas um professor pegou meu braço, me jogou no chão e levantou uma faca para mim. Isso é um absurdo que aconteça”, relata.
Em seguida, é possível ver dois homens brigando no chão, enquanto outras pessoas gritam, pedindo ajuda. Os seguranças da Unicamp precisaram apartá-los. A briga aconteceu durante um ato de estudantes e trabalhadores da universidade, em em apoio às greves de metrô e trens realizadas em São Paulo. A comunidade acadêmica protesta contra a privatização e a precarização das instituições públicas de ensino.
"Quando a gente tava tentando conversar e fazer um diálogo sobre a paralisação que está acontecendo, esse professor veio pra cima de mim, segurou no meu braço e me jogou no chão”, disse Gabriel. Além dele, outro aluno da universidade, João Gabriel, do Centro Acadêmico de Filosofia, disse que foi atingido com spray de pimenta no rosto, pelo professor.
O docente foi levado por policiais militares e saiu do local dentro da viatura, com o rosto coberto com uma camiseta. Os estudantes dizem que o homem foi levado para uma delegacia. Não há informações sobre feridos.