MEMÓRIA

Morre Vamireh Chacon, professor da UnB e ganhador do prêmio Machado de Assis

Chacon escreveu cerca de 30 livros e recebeu o prêmio Machado de Assis, da Academia Brasileira de Letras, em 2014

Correio Braziliense
postado em 21/09/2023 17:37 / atualizado em 21/09/2023 17:45
Morre Vamireh Chacon professor da UnB e ganhador do prêmio Machado de Assis da ABL -  (crédito: Pedro França/Agência Senado)
Morre Vamireh Chacon professor da UnB e ganhador do prêmio Machado de Assis da ABL - (crédito: Pedro França/Agência Senado)
int(7)

Morreu, na quarta-feira (20/9), Vamireh Chacon, o professor da Universidade de Brasília (UnB) e ganhador do prêmio Machado de Assis, aos 89 anos. Natural de Recife, Chacon foi cientista político, professor, pesquisador na área do direito e escritor brasileiro.

O acadêmico era Membro da Academia Pernambucana de Letras. Lançou cerca de 30 livros, tendo recebido o prêmio Machado de Assis, da Academia Brasileira de Letras (ABL), em 2014 pelo conjunto da obra.

Em nota, o Instituto de Ciência Política (IPol) elogiou o professor e disse que “sempre foi uma figura notável na Ciência Política da UnB, deixando uma marca profunda e inesquecível. Sua contribuição para a formação e desenvolvimento de diversas gerações de cientistas políticos/as é um legado que perdurará na história do IPOL.”

“Ao longo de sua carreira, o professor Chacon não apenas acolheu calorosamente muitos dos/as colegas que hoje compõem nosso corpo docente, mas também marcou a trajetória de formação de vários deles/as”, escreveu o Instituto.

Confira a nota na íntegra

O Instituto de Ciência Política da Universidade de Brasília (IPOL/UnB) traz a triste notícia do falecimento do estimado professor Vamireh Chacon, ocorrido em 20 de setembro de 2023.

Vamireh Chacon sempre foi uma figura notável na Ciência Política da UnB, deixando uma marca profunda e inesquecível. Sua contribuição para a formação e desenvolvimento de diversas gerações de cientistas políticos/as é um legado que perdurará na história do IPOL.

Ao longo de sua carreira, o professor Chacon não apenas acolheu calorosamente muitos dos/as colegas que hoje compõem nosso corpo docente, mas também marcou a trajetória de formação de vários deles/as. Sempre buscando o caminho do conhecimento e da dedicação à política, sua dedicação à ciência política fez dele uma referência insubstituível em sua área de atuação, os estudos políticos brasileiros.

O IPOL/UnB lamenta profundamente a perda de um de seus membros mais ilustres. Neste momento de profunda tristeza, estendemos nossas mais sinceras condolências a familiares, amigos/as e a todas as pessoas que tiveram o privilégio de compartilhar a jornada acadêmica e pessoal com o professor Vamireh Chacon.”

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação